apresentado por

Electrolux

Homepedia
Desapega! Vantagens de se ter uma casa com apenas o que usamos, gostamos e precisamos e dicas para fazer esse

Vivendo com o essencial

Desapega! Vantagens de se ter uma casa com apenas o que usamos, gostamos e precisamos e dicas para fazer esse descarte sem sofrimento.

Organizar é uma necessidade que surgiu com a falta de tempo e o excesso de consumo. Homens e mulheres começaram a trabalhar fora e o tempo para o cuidado com a casa diminuiu. O mercado passou a oferecer um mundo de possibilidades com preços acessíveis e passamos a comprar mais.

Nessa mistura explosiva, de uma casa cada vez menor, cheia de objetos e pouquíssimo tempo para colocá-la em ordem, que surgiu a necessidade de reduzir, desapegar, organizar e ter um lugar para cada coisa, possibilitando uma vida mais produtiva e feliz.

Para isso, devemos ter clareza do que realmente é necessário. Itens duplicados, passe para frente, doe para quem precisa. Você não precisa de dois escorredores de arroz e oito toalhas de mesa. Quando um ítem estragar, olha só que legal, você vai poder sair para escolher outro novo!

Se desfazer das coisas não é fácil, temos memórias afetivas, a sensação de que ainda podemos usar aquele objeto, que ele é algo raro ou de valor e tudo isso nos serve de desculpa para acumular o que não precisamos. Então como fazer? Como facilitar esse processo de descarte?

- Se você tem vários objetos parecidos, como por exemplo, várias panelas de tamanho similar, não escolha as que você quer se desfazer, faça o processo inverso. Pense quantas panelas daquele tamanho você pode usar para uma mesma refeição, se a resposta for duas, escolha as duas que você mais gosta para guardar. Escolher o que queremos, o que mais gostamos é menos dolorido.

- Na hora de separar os objetos para descarte pense que serão doados, que alguém deve estar precisando e fará melhor uso que você.

- Deixe os objetos de valor sentimental por último, você já estará no ritmo do descarte e não será tão difícil escolher apenas alguns para guardar.

No final de todo esse processo, com menos objetos para organizar, uma casa menos entulhada e mais fácil de limpar, você verá que valeu a pena!

cozinha branca com bancada central e luz pendente

Veja os últimos lançamentos para sua casa