apresentado por

Electrolux

Homepedia
Atitudes simples que podem reduzir significativamente sua conta de luz

Veja como poupar energia dos eletrodomésticos

Atitudes simples que podem reduzir significativamente sua conta de luz

Reduzir o consumo de eletricidade é uma prática relevante, - tanto do ponto de vista de sustentabilidade quanto para economizar gastos. Porém, em um mundo cada vez mais tecnológico e automatizado, em que sempre precisamos de uma tomada para recarregar algum aparelho, como conseguir economizar energia? A resposta está longe de ser simples ou de ser uma só, mas existem alguns truques que podem contribuir para você poupar energia dos seus eletrodomésticos. Confira a seguir: 

Ar-condicionado

Quem tem ar-condicionado em casa sabe o quanto ele pesa no orçamento. Se você quer reduzir o consumo de energia do seu ar-condicionado, uma boa dica é sempre fazer a manutenção e manter os filtros limpos. Quando o ar-condicionado não está adequadamente regulado, ele precisa puxar mais energia para funcionar. O ideal é fazer a manutenção a cada 6 meses.

IH83VRII7L9JPPVH-1

Pesquisar por modelos econômicos antes de adquirir o produto também é uma forma de economizar no futuro. Um requisito válido é buscar por produtos que contem com função economia de energia. O Ar Condicionado Split Inverter 12000 Btus Frio - Electrolux (QI12F/QE12F) - Electrolux função Eco que, ao mesmo tempo em que mantém o ambiente silencioso, também ajuda na redução do consumo de energia. 

Máquina de Lavar Roupas

Assim como o ar-condicionado, um filtro sujo na máquina de lavar roupas também pode gastar mais energia. A razão não é necessariamente que a máquina vai consumir mais energia se o filtro estiver sujo, mas sim que esse tipo de resíduo pode manchar ou deixar a roupa cheia de bolinhas. Isso faz com que seja necessário repetir a lavagem. Portanto, para otimizar a capacidade da sua máquina de lavar, busque manter sempre o filtro limpo.

shutterstock_1395252566

Lavadora Compacta Electrolux 12 Kg com Dispenser Autolimpante e Cesto Inox (LAC12) proporciona economia não apenas de energia, mas também de espaço. Com uma aparência de uma máquina de 10 kg, mas capacidade para 12 Kg, ela possibilita lavar um número maior de roupas de uma única vez. Além disso, conta com a tecnologia Silent Control, capaz de lavar roupas a noite e de forma silenciosa.  

Geladeira

Esquecer a porta da geladeira aberta é uma forma de aumentar o consumo de energia, pois quando a porta está aberta ela entra em contato com o calor, o que requer que o termostato sobrecarregue o compressor, puxando assim mais energia. Isso vale também para alimentos guardados ainda quentes dentro da geladeira. Portanto, leve-os ao refrigerador somente quando estiverem em temperatura ambiente.

Deixar a geladeira sem descongelar é justamente um dos principais motivos que faz com que ela consuma muita energia. Isso porque em alguns casos é possível que se formem placas de gelo e a temperatura interna do aparelho fique desregulada.

TPIMCEC2SMBR8ZLK

As geladeiras Frost Free, no entanto, contam com recursos que possibilitam que não seja necessário o processo de descongelamento. O modelo Geladeira/Refrigerador Inverter Top Freezer 431L Branco (IF55) possui essa característica e conta ainda com a tecnologia inverter, que proporciona mais economia de energia, pois permite que o compressor alcance sua capacidade máxima mais rapidamente, evitando assim picos de energia.

Forno Elétrico

Mesmo que o forno elétrico não seja usado todos os dias, ele também contribui para o consumo excessivo de energia. Um hábito simples, mas que pode acarretar um consumo desnecessário é ficar olhando constantemente a receita e abrindo a porta do forno. Assim como a geladeira entra em contato com o calor quando a porta é aberta, o forno perde calor, fazendo com que o termostato coloque o motor para trabalhar com mais intensidade. 

O9OIP6UJDRV0T4UJ

O Forno Elétrico de Embutir 80L Inox Electrolux (OE8TX) permite uma economia de energia em torno de 30% a 40%. A função convecção+grill, direcionada ao preparo de carnes e vegetais direciona o calor diretamente à superfície do alimento, enquanto o alimento distribui o calor dentro do forno. E proporciona também um sabor crocante aos alimentos. 

Lavadora de Alta Pressão

A lavadora de alta pressão em si já é um recurso mais econômico do que a mangueira d'água, por causa da pressão que emite. Porém mesmo com ela é possível economizar água e energia. Basta varrer o local antes de usá-la. Essa prática ajuda a reduzir o tempo de uso do produto.

DKSQRNXVHZM41GJC

A Lavadora de Alta Pressão Power Wash Eco (EWS30) apresenta um consumo de energia 80% menor do que a mangueira comum e conta ainda com uma grande área de alcance para limpar mais cômodos gastando menos energia.