apresentado por

Electrolux

Homepedia
como-fazer-descarte-correto-lixo-de-cozinha

Tudo separadinho: como descartar o lixo da cozinha de forma correta

como-fazer-descarte-correto-lixo-de-cozinha

Um dos lixos que eu menos gostava de produzir – e jogar fora – era o lixo da cozinha. Ele é um lixo que estraga super rápido e costuma ficar com cheiro ruim na sua pia de um dia pra outro. São só restos de comida que poderiam virar adubo, mas a gente costuma jogar eles em saquinhos plásticos e mandar por caminhão para um aterro – se você pensou só agora no absurdo que isso é, bem-vindo!

A partir de agora eu gostaria de te convidar a encarar esse resíduo de outra forma: como comida de minhoca. Ou como lixo reciclável úmido. Porque aqui em casa é exatamente assim: eu reciclo meu lixo orgânico porque ele vira comida de minhoca.

Eu tenho uma composteira doméstica (ou minhocário) que é um esquema bem simples de caixas onde vou colocando o lixo que produzo na cozinha e as minhocas ajudam a transformar esses resíduos em um adubo riquíssimo. Sem deixar cheiro, sem ser difícil, parece até bruxaria (mas é só imitando a natureza).

Guarde os resíduos de comida no congelador

Essa dica é perfeita pra gente, que mora no Brasil, onde faz calor o ano todo. Eu tenho uma cumbuca onde vou guardando os resíduos conforme vou cozinhando e mantenho ela no congelador, assim a comida não estraga nem deixa minha cozinha fedida até encher – e chegar a hora de colocar na composteira.

A verdade é que mesmo que você não use uma composteira por enquanto essa dica é ótima pra evitar o cheiro na cozinha.

Fique em pedaços menores o que der

Sabe a casca da melancia? É sempre melhor cortar em pedaços menores antes de ir pra composteira porque ocupa menos espaço e facilita na decomposição. Eu corto na hora que estiver preparando o vegetal, assim não tenho que fazer isso depois.

E se você não tiver uma composteira ainda?

A primeira opção é fazer ou comprar uma. É algo bem simples de ter em casa, reduz seu lixo gerado em 50% e tem um super impacto ambiental. A segunda opção é buscar alguma empresa de coleta de resíduos orgânicos e compostagem na sua cidade. Normalmente funciona assim: você paga uma taxa e toda semana eles coletam na sua casa um baldinho com os resíduos que você produziu e te dão um baldinho vazio em troca. 

Se você mora em casa e tem um quintal à disposição é ainda mais fácil, basicamente só escolher um cantinho pra enterrar os resíduos (mas as instruções completas estão nesse post).

Olha quanta opção para deixar de mandar os resíduos para um aterro e reciclar esse monte de restinhos em adubo para usar nas plantas em casa, na área verde do condomínio, na praça perto de casa.

descartando lixo no destino certo

Cristal Muniz

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa