apresentado por

Electrolux

Homepedia
Cristal Muniz ensina como ter um consumo mais consciente no dia a dia

Sustentabilidade: 5 coisas para não comprar mais

Cristal Muniz ensina como ter um consumo mais consciente no dia a dia

Existe uma ideia de que ser mais sustentável é muito caro e difícil, mas desde que eu decidi viver uma vida lixo zero percebi que é exatamente o contrário. Um dos motivos para isso acontecer é justamente que parei de comprar muitas coisas do dia a dia comum. Hoje eu listo cinco dessas coisas que você também pode parar de comprar e substituir pelas opções que são mais sustentáveis:

Esponja para cozinha

Você já parou pra pensar que a esponja é feita de plástico? E ela também é pouco reciclada – normalmente é descartada na triagem do lixo e só vai pra reciclagem mesmo em campanhas específicas de coleta desse material. Mas dá pra substituir ela por uma esponja natural que todo mundo já conhece: a bucha vegetal! 

A bucha é uma planta e normalmente conhecemos ela como esponja para usar no banho, mas ela funciona perfeitamente também para lavar louça. Ela é biodegradável, barata, simples, higiênica e funciona perfeitamente. Não risca louças ou panelas e é uma troca para todo mundo que quer gerar menos lixo plástico.

Detergente de cozinha

Já que o assunto é louça, o detergente também é uma compra que você não precisa mais fazer. Pode trocá-lo por sabão de coco em barra que é mais natural, rende mais e machuca menos a pele da mão. Se você gosta de sabão líquido, pode fazer essa receita que rende um montão e lava super bem a louça também. Você economiza nas embalagens e também nos ingredientes que mandamos pelo ralo.  

Discos de algodão

Ao invés de jogar fora disquinhos de algodão toda vez que for tirar a maquiagem, você pode usar alternativas reutilizáveis como uma simples toalha ou disquinhos feitos de crochê. A toalha serve como esfoliante suave se você secar o rosto depois de lavá-lo e fazer movimentos circulares. Já os disquinhos de crochê são fáceis de fazer e substituem os descartáveis. É só lavar junto com a roupa.

Shampoo líquido

Para economizar potinhos e mais potinhos plásticos ao longo dos anos, uma alternativa prática e muito legal ao shampoo líquido é o sólido! Sim, é uma barrinha como se fosse um sabonete, mas se usa no cabelo (e é feito para isso). A embalagem costuma ser só papel, a formulação normalmente é natural e além de cabelos saudáveis e gerar menos lixo, também costuma ser mais barato.

Escova de dentes

Outro item que a gente compra com frequência como as esponjas, é feito de plástico e é pouco reciclado. Já existem versões que possuem o cabo todo de bambu, assim o único lixo de plástico são as cerdas. O cabo de bambu você pode usar para identificar plantinhas na horta, enterrar para se decompor, etc.

Muitas vezes, ser mais sustentável é aprender a dizer não. :-)

shutterstock_1451749151

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas