apresentado por

Electrolux

Homepedia
Você pensou em uma casa branca e com poucas coisas? Talvez esteja errado.

O que é uma casa sustentável

Você pensou em uma casa branca e com poucas coisas? Talvez esteja errado.

Eu lembro de ouvir várias vezes depois que me apresentei como "alguém que evita produzir lixo há 5 anos" comentários sobre como deveria ser minha casa: toda branca, esquisita, muito diferente de uma casa normal. Nunca vou esquecer a cara de choque de uma amiga que ainda não tinha vindo aqui porque "eu tinha coisas demais". E, de fato, se a gente avaliar a quantidade de livros que tenho, é um verdadeiro desperdício (mas a gente fala disso em outra hora).

Evitar pra mim é a palavra-chave quando o assunto é sustentabilidade. Ainda que a gente seja cooptado por campanhas que usam o greenwashing (técnica de venda que sugere que o produto ou serviço é sustentável sem ser) para acreditar que para ser sustentável é necessário adquirir vários itens, eu sou contra e explico: pra reduzir impacto é preciso dizer não.

Na cozinha eu digo não para comidas processadas, embaladas, para produtos de limpeza que não sejam naturais ou utensílios que sejam de plástico como a esponja. No quarto eu recuso roupas de fast fashion, cuja procedência seja duvidosa, mas mais importante, roupas e sapatos comprados no impulso sem pesquisar e pensar muitas vezes sobre. No escritório, eu confesso, tenho dificuldades em dizer não para livros novos, mas evito comprar eletrônicos sem motivo e imprimir coisas que não precisarei de novo. No banheiro eu disse não pra cosméticos que viessem embalados em plásticos e com uma lista de ingredientes longa e que eu não entendia, mas que tinha vários ingredientes nocivos.

Todo dia é um processo de recusa, de consertar antes de comprar, de rever antes de pegar um novo, de cozinhar antes de pedir um delivery. Isso é importante pra que eu tenha menos coisas, use tudo e tenha certa paz em manter minha casa limpa, organizada e, no fim das contas, sem fechar sacolas e mais sacolas de lixos todos os dias.

Não tem isso de que uma casa sustentável precisa ser branca. Pode ser da cor que você mais gostar. Os móveis podem continuar sendo os seus, bem felizes. As plantas, o jeito que você organiza suas coisas: tudo serve. Pra uma casa ser sustentável o que precisa mudar são os moradores, que o tempo todo querem e precisam de coisas para se sentirem bem.

Quando isso muda, tudo muda junto. :)

 bancada de cozinha com acessórios vista da lateral

Veja os últimos lançamentos para sua casa