apresentado por

Electrolux

Homepedia
A água de sua máquina de lavar pode ser reaproveitada, limpando do quintal à calçada da casa. Veja dicas

Máquina de lavar: dicas para reaproveitar a água

A água de sua máquina de lavar pode ser reaproveitada, limpando do quintal à calçada da casa. Veja dicas

Protagonista de discussões ambientais no mundo todo, a água, que antes tida como abundante, já tem se tornado escassa em muitas regiões. O que fazer então para evitar o desperdício? Pode não parecer, mas medidas simples que começam dentro de casa têm grande importância e contribuição nesse sentido. Homepedia quer te trazer possibilidades que começam na sua lavanderia.

Uma máquina de lavar pode gastar de 100 a 200 litros de água em apenas uma lavagem, por isso é uma boa pensar em outras formas de reutilizar essa água no dia a dia de sua casa. As máquinas mais modernas já são pensadas com possibilidades mais ecológicas e menos gastos de água e energia, mesmo assim, quando você pensa em outras formas de uso para essa água você está colaborando ainda mais com o planeta e, claro, com a sua conta no final do mês. 

Máquina de lavar em processo de lavagem de jeans A máquina de lavar pode gastar de 100 a 200 litros de água em apenas uma lavagem.

Função reutilizar água da máquina de lavar

Na hora de colocar as suas roupas para lavar, marque a função “Reutilizar água” de sua máquina de lavar. Essa função possibilita que após o enxague de suas peças você possa recolher a água do molho e assim armazená-la para outros usos. Essa é uma ótima função para quando você está em dia de faxina: a máquina faz seu trabalho sozinha, no momento necessário você vai até lá, armazena a água em baldes e pode utilizar em outras funções dentro de casa.

 Limpando os azulejos da casa com água de reuso da máquina de lavarReutilize água para a limpeza de sua casa. 

Reutilize a água da máquina de lavar para limpar o carro e o quintal

A água de reuso já possui produtos químicos de higiene das roupas, por isso não pode ser usada para regar plantas, por exemplo. De todo modo, essa água é ótima para a limpeza de calçadas, quintais e até mesmo do seu carro. O bom é que essa água já vem com resíduos de sabão e amaciante, o que auxilia na remoção de sujeira desses espaços. 

Água sendo reutilizada para a limpeza das rodas do carro A água pode ser reutilizada para a limpeza de seu carro.

Utilize um kit de reuso para armazenar a água da máquina de lavar

Utilizando um kit de reuso pode ficar ainda mais fácil armazenar essa água. Com um galão plástico, por exemplo, é possível montar um bom sistema de armazenamento que funciona como uma cisterna, para que a água caia diretamente dentro dele e você possa utilizá-la quando achar necessário.

  Kit de reuso da água da máquina de lavar com torneira sendo plugada em mangueira Detalhes de um kit de reuso da água da máquina de lavar. 


Para esse sistema funcionar perfeitamente é bom instalar uma torneira na parte mais baixa do galão. Depois é só colocar a mangueira na boca do galão e pronto, você já pode armazenar a água do enxágue de sua máquina. Com esse sistema você pode manter a água guardada por até 48 horas, para que use quando achar necessário. De todo modo, é fundamental que você mantenha o galão bem fechado para que não caia sujeira externa ou haja proliferação do mosquito da dengue.

Insira a água de reuso em sua lavadora de alta pressão

Com a utilização de um kit de reuso, você pode colocar a água em sua lavadora de alta pressão conectando direto na torneira instalada na parte inferior do sistema.  Assim você pode utilizar essa água para a retirada do limo de seu quintal e de suas calçadas, para a limpeza de espaços onde há o trânsito de animais domésticos ou mesmo para a limpeza de seu carro. Essa é uma ótima solução para que você economize água e deixe sua casa ainda mais limpa e cheirosa.

Lavadora de Alta Pressão Power Wash Eco de Electrolux. Utilize água de reuso em sua Lavadora de Alta Pressão Power Wash Eco (EWS30).


Essas dicas de reuso são excelentes para a economia de água em casa, mas lembre-se que escolher a máquina ideal para a sua casa é também uma forma de economizar água e energia, por isso fique atento na hora de fazer sua compra!

Publicidade Publicidade Home