apresentado por

Electrolux

Homepedia
Na coluna do mês, Cristal Muniz traz 7 passos simples que vão renovar suas roupas e acabar com as manchas sem

Como tirar manchas de roupas de forma natural

Na coluna do mês, Cristal Muniz traz 7 passos simples que vão renovar suas roupas e acabar com as manchas sem uso de produtos químicos e corrosivos.

Você pode ter a melhor máquina de lavar roupas e mesmo assim precisar cuidar à mão de alguma peça que tenha manchado. Manchas em tecidos são muito chatas porque se não cuidarmos na hora, tendem a não sair mais. Mas quando não percebemos ou não dá tempo de limpar de imediato, tem algumas técnicas que podem ajudar sem usar químicos fortes – ou seja, sem arriscar estragar sua peça usando produtos nocivos.

Eu demorei algum tempo para aprender a tirar manchas e manter as roupas bem bonitas depois que fui morar sozinha. Quando troquei meus produtos de limpeza pelos naturais, tinha medo que as roupas não fossem ficar bem limpinhas e sentisse falta dos sabões comuns, mas isso não aconteceu! Especialmente o sabão líquido natural é muito eficaz porque tem álcool, bicarbonato de sódio e sabão de coco na composição. E mancha, bem, mancha nem com o sabão comum saía assim fácil.

Aqui eu tiro as manchas usando basicamente duas coisas: sabão de coco e sol. Sim, se você pensou na sua mãe ou avó quarando roupas você pensou a mesma coisa que eu faço. Quarar é um processo que é muito simples e muito eficaz, normalmente garanto roupas impecáveis e limpinhas com ajuda só do sol.

Limpe a mancha na hora se for possível

O maior segredo para não ter roupas manchadas é lavar na hora, na pia com um pouco de sabão (de coco). Assim a substância não chega a ser absorvida pela fibra do tecido e a chance de ficar alguma mancha ali é muito baixa.

Aproveite um dia de sol

Quando não dá tempo, você não viu na hora e a mancha se impregnou ali no tecido é hora de aproveitar do sol. O sol com seus raios ultravioletas ajuda a "matar" a mancha e o sabão é potencializado por ficar horas ali, no tecido. Esse processo funciona também para deixar as roupas brancas mais brancas, sem aquele amarelado que vai surgindo com o uso, sabe?

1. Molhe sua roupa e tire o excesso de água, pra ela ficar somente úmida.
2. Esfregue o sabão de coco nela (toda ou só na mancha) e dê umas apertadas para o sabão fazer espuma. Dê uma esfregadinha pontual na mancha.
3. Coloque a peça assim, úmida e cheia de sabão, no sol. Algumas pessoas gostam de colocar a roupa dentro de um saquinho transparente, mas eu costumo pôr direto mesmo. Você pode pendurar no varal, apoiar em uma bacia ou algo do tipo.
4. Deixe a peça no sol o máximo de tempo que você conseguir, pode ser de manhã até o fim do dia. Se no fim do dia a mancha ainda estiver aparecendo, deixe mais um dia.
5. Sua roupa vai estar bem durinha porque secou com sabão, então molhe aos poucos e esfregue de novo nos pontos mais sujos.
6. Coloque na máquina no ciclo que você costuma usar com outras roupas (pode colocar o sabão na quantidade que você está acostumado).
7. Prontinho!

Eu já usei essa técnica e tive sucesso para tirar mancha de desodorante de camisetas, manchas de abóbora, shoyu, óleo vegetal e até para deixar um tênis branco bem limpinho. :-)


Por Cristal Muniz

mão feminina esfregando roupa com sabão

Veja mais relacionados

Publicidade Publicidade Home