apresentado por

Electrolux

Homepedia
Comida no lixo está fora de cogitação! Cristal Muniz apresenta estratégias no dia a dia na cozinha para ter ma

Como reduzir o desperdício de comida

Comida no lixo está fora de cogitação! Cristal Muniz apresenta estratégias no dia a dia na cozinha para ter mais comida de verdade e menos comida estragada.

Um dos maiores desafios de uma casa é manter a cozinha funcionando. Ter comida de verdade sempre, não desperdiçar alimentos e reduzir os resíduos são coisas que precisam de um esforço diário para acontecer. Jogar comida fora é muito ruim não só porque tem gente passando fome, mas também porque é um desperdício de tempo, dinheiro, terra e água. 

Desde que eu moro sozinha eu estou constantemente na cozinha experimentando novas estratégias para melhorar a quantidade de resíduo que coloco na minha composteira. Comprar comida a granel faz eu diminuir quase que totalmente o lixo em embalagens, mas e as cascas? E aquela comida que estraga fácil? E aquelas coisas que você compra pra cozinhar um banquete e esquece depois? São dicas sobre isso que eu trago hoje:

Compre menos comida

Sim. Eu sei. Parece impossível, mas a verdade é que se a gente comprasse menos comida, teria menos comida pra jogar fora. Se você se organizar vai poder comprar só o que precisa pras receitas da semana (falo ali embaixo do menu) e além de economizar dinheiro, jogar menos comida no lixo.

Coma mais cascas e talos

Descasque menos as frutas e os vegetais. Abóbora, pera, maçã, batata, cenoura, batata-doce, abobrinha, berinjela são alguns dos vegetais que não precisam ser descascados. A casca é gostosa e macia na maioria desses casos. E vai dar muito menos trabalho também.

A casca de banana pode ser usada junto com a polpa para bolos ou em farofas. A casca das frutas cítricas pode ser reaproveitada como extrato alcoólico para limpar e perfumar a casa. A casca da maçã e do abacaxi pode virar um vinagre de frutas. As cascas de cebolas, talos de legumes muito duros de comer podem virar um caldo delicioso de legumes.

Planeje um menu semanal

Organize toda semana o que você vai comer em todas as refeições, assim você consegue usar o que já tem em casa (sempre bom comprar direto dos armários primeiro). A organização pode ajudar para comprar o que falta e fazer as receitas que você escolheu. Não precisam ser receitas super elaboradas, mas lembrar que precisa de farinha de milho ou azeitonas para uma receita depois que você já começou é bem triste.

Ah! E não esqueça de incluir em um ou dois dias sobras ou restinhos do dia anterior na refeição. Menos trabalho e menos desperdício. Se você tem pouco tempo, pode cozinhar tudo em um dia e congelar para a semana. 

Comidas congeladas duram mais

Congele pequenas porções de feijão, pratos prontos, polpa de frutas maduras, talos e cascas de vegetais para usar e comer depois. A comida dura mais tempo se for congelada do que guardada na geladeira, por isso a minha sugestão é que você organize seu menu semanal e quando cozinhar mais que o que for comer no dia, congele as sobras. Se você decidir jantar fora, tiver menos tempo em casa ou quiser comer algo diferente sua comida não corre o risco de estragar esquecida no fundo da geladeira.

Manter um papel na porta da geladeira com o que tem dentro do congelador – e a data que foi colocado – ajuda muito também.

Guarde folhas fazendo elas durarem

Para as folhas, especialmente as de salada, guarde-as lavadas e secas em um potinho bem vedado com um paninho no fundo e em cima das folhas. Esse pano garante que elas não vão murchar nem ressecar e assim a salada dura até uma semana na geladeira.

Guarde cenouras e outras raízes na água

Cenoura, brócolis, alho-poró e outras raízes duram muito mais tempo se a gente guardá-los na água com a parte da raiz pra baixo. É como se a gente tivesse guardando uma flor, sabe? A planta se mantém viva e hidratada e as cenouras, crocantes por dias a perder de vista. Troque a água a cada dois dias, para evitar proliferação de fungos ou bactérias.

Guarde assim que chegar em casa da feira porque quanto antes ficar tudo organizado e do jeito certo, melhor.

 dicas para evitar o desperdício de comida

 

Veja mais relacionados

Publicidade Publicidade Home