apresentado por

Electrolux

Homepedia
Saquinhos de tecido, vidros reaproveitados e a possibilidade de comprar sem desperdício: confira as dicas da C

Como fazer compras sem gerar lixo

Saquinhos de tecido, vidros reaproveitados e a possibilidade de comprar sem desperdício: confira as dicas da Cristal Muniz, autora de Uma Vida Sem Lixo

Imagina a seguinte cena: você chega do mercado, guarda suas compras na estante e não tem nenhum lixo, nenhum tipo de resíduo para jogar fora. Parece impossível, já que a maior parte das comidas que a gente come hoje chegam embaladas na nossa casa, né? Mas não é não, você só precisa de algumas coisas e de dicas preciosas.

As embalagens de comida são, em sua maioria, recicláveis. Papéis, plásticos, metais, vidros. Mas isso não significa que não podemos evitar esses resíduos comprando comida a granel ao invés da embalada. O processo da reciclagem também gasta energia, água e não é infinito – então reduzir o lixo é melhor que reciclar mais lixo. :-) Comprando a granel a gente consegue evitar todas essas embalagens e todo esse gasto de energia.

comprar produtos a granel 

Comprando comida sem gerar lixo em lojas a granel

Use seus saquinhos de pano e potinhos de vidro para levar para casa o que você for comprar sem precisar usar os saquinhos plásticos das lojas. Recomendo saquinhos como os daquele que a gente ganha com sapatos, sabe? O suficiente pra levar 1kg de arroz ou feijão. Você pode aproveitar os retalhos que tem em casa pra fazê-los ou então aproveitar os de sapato mesmo (lembrando de usar só para comida a partir daí!). Os potinhos de vidro podem ser os reaproveitados que você costuma usar pra guardar suas coisas em casa. E também vale para potes como os de sorvete ou outros de plástico que você já tenha..

especiarias no peso

Você vai pedir a comida que você quer, vai dizer quanto quer levar e vai dizer ao atendente da loja que trouxe suas embalagens. O atendente vai colocar o potinho na balança, tirar a tara dele, para que não contabilize no preço da comida e, pronto, é só servir. Depois disso vocês anotam o valor e é só pagar!

O que já está em potinhos de vidro é só guardar nos armários ao chegar em casa. Já o conteúdo dos saquinhos de pano você precisa guardar em algum pote bem vedado. A opção dos saquinhos é boa para comidas maiores como bolachas, grãos, cereais. São bons também pra quando você mora longe e não quer levar muitos potes pesados de vidro. Quanto às coisas mais miúdas e farinhas, recomendo que você use os potinhos, que é pra não ter desperdício.

graos e cereais armazenados em potes de vidro

Comprando frutas e verduras sem lixo

Em feiras, leve saquinhos de pano e ecobags pra poder pegar frutas e verduras sem precisar de plásticos. Você pode pegá-los soltinhos, sem nenhuma embalagem, e levar até o caixa. Ou pode ter saquinhos leves, feitos de tecido vazado ou transparente, se for comprar maiores quantidades.

comprar frutas e verduras com ecobag

 Prontinho! Comprar assim ainda tem outras vantagens: comprar só aquilo que precisamos. Então desperdiçamos menos comida, além de gastar menos dinheiro comprando 100g e não 1kg daquela farinha diferente pra testar uma receita nova. Você vai ter menos embalagens para jogar fora e mais comida de verdade para comer em casa! 

saco de farinha de trigo

 

Veja mais relacionados