apresentado por

Electrolux

Homepedia
O plástico é um dos vilões da sustentabilidade, por isso separamos aqui cinco dicas simples e fáceis de aplica

Sustentabilidade: como eliminar o plástico da sua rotina de casa?

O plástico é um dos vilões da sustentabilidade, por isso separamos aqui cinco dicas simples e fáceis de aplicar no dia a dia para consumir menos deste item

O plástico é um dos materiais que mais demora para se decompor na natureza, por isso tanto se fala na diminuição de consumo desses itens. O tema já está se tornando caso de políticas públicas: sacolas e canudos plásticos já se tornaram alvos de diferentes leis pelo país. A mais recente sanção é da cidade de São Paulo, que irá proibir que estabelecimentos comerciais distribuam produtos descartáveis feitos de plástico.

 Itens reutilizáveis como garrafas de vidro e metal, canudos de metal e itens de cozinha em madeira

Copos, pratos e talheres de plástico devem deixar de ser oferecidos aos clientes até 2021 na cidade de São Paulo, em atitude que os ambientalistas consideram como um avanço. De todo modo, além das questões legislativas, já é possível diminuir o consumo de plástico em sua rotina diária com algumas mudanças simples. Veja nossas dicas de como eliminar o plástico do seu dia a dia.

1. Abandone as sacolas plásticas

O ciclo se repete: fazemos compras simples, as sacolinhas vêm junto e no fim elas acabam em nossas lixeiras. Alguns segundos de uso para séculos para se decompor em diferentes cantos do planeta. Por isso é fundamental o esforço em abandonar completamente o uso delas no dia a dia e aderir de vez as sacolas retornáveis.

 Mulher organiza os legumes e os retira de sacola retornável após as compras

No supermercado você pode usar tanto sacolas retornáveis quanto caixas de papelão. As caixas são boas para garrafas e produtos de limpeza, por exemplo, e muitos supermercados oferecem gratuitamente para seus clientes, já que os estabelecimentos recebem os produtos nesse tipo de material e você acaba dando uma segunda utilidade às caixas. 

2. Opte por garrafas de vidro e reutilizáveis

As garrafas PET se multiplicam em nossa casa: sucos, refrigerantes e água mineral, tudo gera mais plástico. A dica é optar por produtos que venham em embalagens de vidro, como os refrigerantes retornáveis. As garrafas de suco de vidro, por exemplo, podem ser lavadas, esterilizadas reutilizadas para armazenar água em sua geladeira. No seu trabalho ou na hora de fazer exercícios físicos, tenha sua própria garrafa d’água que pode ser utilizada diariamente. 

Garrafas de vidro com molho de tomate

Dica extra: invista em uma caneca de café para o escritório, para deixar de lado os copinhos plásticos descartáveis!

3. Invista em um purificador de água

Muitas famílias acabam comprando litros ou galões de água mineral e isso gera uma produção ainda maior de plástico, por isso o investimento em um bom purificador de água residencial pode ser a saída mais econômica e mais sustentável para a sua casa. Você produz menos plástico e tem a segurança de que sua família está consumindo uma água pura e fresca todos os dias.

Pessoa serve água em copos utilizando uma jarra de vidro

4. Itens de vidro para a sua cozinha

Potes e vasilhas de vidro têm mais durabilidade e possuem a segurança de não transmitir nenhum aroma ou sabor para os seus alimentos, por isso se tornam opções perfeitas para deixar o plástico de lado na cozinha. Nossa dica é o Conjunto de Potes Herméticos de Vidro da Electrolux, que pode ir ao micro-ondas, ao freezer e na lava-louças, tudo com mais praticidade.

Mulher pica legumes e hortaliças e os armazena em potes de vidro com fechamento hermético da ElectroluxConjunto de Potes Herméticos de Vidro da Electrolux.

Os potes de vidro também são uma ótima escolha para quem leva marmita para o trabalho: com fechamento hermético, eles evitam vazamentos e você aquece seu alimento com mais segurança no micro-ondas. Além disso, nada de vasilhas com manchas de gordura ou de molhos, já que a higienização do vidro é super fácil. 

5. Pediu delivery? Peça sem talheres plásticos

Se você está em casa, a dica é sempre optar por um almoço ou jantar sem talheres de plástico, use os seus talheres pessoais e evite mais esse consumo de plástico e produção de lixo. 

Se você costuma pedir delivery no trabalho, a dica é que você tenha um conjuntinho com garfo, faca e colher em sua gaveta, assim você pode usar sempre que necessário. 

 Pessoa recebe sacola de papel com comida pedida em delivery

Com atitudes simples você já começa a fazer parte da mudança!

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa