apresentado por

Electrolux

Atitude sustentável: 7 coisas que você pode fazer em casa já!

Porque ser sustentável não é um modismo, é uma necessidade

Ter uma atitude sustentável é um estilo de vida que ajuda a colaborar com o planeta. E isso começa com pequenas mudanças simples na rotina da casa, como evitar o desperdício de água e economizar energia elétrica, por exemplo. Para te ajudar a começar essa mudança já, conversamos com a Carol Piccin, consultora de sustentabilidade.


1. Reduza o uso de plásticos e papéis

Grande parte dos alimentos e outros itens que adquirimos, normalmente vem em embalagens de plástico ou papel. Comece tentando reduzir isso na hora de ir às compras. “Levar sacolas ao ir ao supermercado é uma atitude que pode ser uma mudança de hábito significativa. Dentro dessa sacola, inclui sacolas-redes para frutas, legumes e verduras e potes de vidro para frios, queijos e castanhas”, indica Carol.

Atitudes sustentaveis para você ter na rotina

Está com calor e você precisa se refrescar? Ao invés de ficar comprando garrafinha de água na rua, já deixe a sua separada antes de sair de casa. A mesma coisa funciona para o café, de acordo com a consultora. Hoje em dia existem modelos de copos que podem ser transportados e, ao invés de você gastar copos de plástico, basta usar o seu.

 

2. Preste atenção em como você armazena a comida

A forma mais comum de guardarmos os alimentos em casa é armazenado em recipientes de plástico, certo? Mas que tal trocar esse material por vidro? “Já faz algum tempo que só uso potes de vidro em casa para armazenar comidas. Tenho usado também, tecidos impregnados com cera/resinas como substituição do plástico filme. Duram por anos e são higiênicos”, conta a consultora.

potes-sustentaveis-video

3. Substitua o saco de lixo do banheiro

Muita gente ainda tem a ideia de que o lixo do banheiro deve ser armazenado em sacos plásticos, mas dá para substituir por outro material. “Outra ideia, para quem ainda lê jornal impresso ou revistas, é fazer dobraduras e substituir os saquinhos plásticos para o lixinho do banheiro”, sugere Carol.


4. Guardanapos de pano

Que tal voltar a usar aqueles guardanapos lindos de pano? Além de serem bonitos, também ajudam a ter uma atitude sustentável em casa, de acordo com a especialista. “Substituir os guardanapos de papel para os de pano e evitar descartáveis de plástico é um desafio surpreendente”. Vamos tentar?

atitudes-sustentaveis-guardanapo-pano

5. Decoração sustentável

Dá para ser sustentável até na decoração de casa, sabia? Investir em itens artesanais e de pequenos produtores é uma ótima saída para ser sustentável. “Uma opção é procurar produtos artesanais que geralmente são feitos de materiais naturais e prestar atenção aos itens que são duráveis. Algumas feiras e eventos são ótimos para entender a gama de produtos incríveis e bonitos que já estão no mercado. É o design, a estética, a qualidade, a beleza e a modernidade se unindo. Exemplo da Rede Manual, Jardim Secreto, Feira Rosembaum, Bazar na Praça e Itinerante Mercado”, indica.

atitudes-sustentaveis-decoracao

6. Adubo caseiro

Ter plantas em casa é uma forma de trazer a natureza para o lar e ainda decorar o ambiente. Para que as suas fiquem sempre saudáveis, que tal investir em um adubo feito em casa? É essa a sugestão da Carol. “Fazer o seu composto em casa é fácil e divertido. Junte o resto de comida (cascas, sementes e folhas ou o que não for carne) e coloque na composteira. Aos poucos, terá seu próprio adubo para as plantas. É uma delícia fazer parte do fechamento do ciclo entre o alimento e a terra, que também gera o alimento. Do prato pra terra. Da terra pro prato”, afirma.

7. Analise seu consumo

Por fim, para entender realmente como ter uma atitude sustentável, observe o seu próprio lixo com atenção e um olhar mais crítico. “Separe o lixo reciclável (papel, plástico, vidro e metal) e analise seu consumo. Estude essas dicas acima e sinta o que você pode começar. Depois, vá mudando aos poucos. Fica fácil, pois vai se tornando hábito e a atitude fica consciente, inerente e coerente ao que você acredita”, finaliza a consultora.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sustentabilidade

    5 dicas para construir uma casa mais sustentável

    Produto 1
    Sustentabilidade

    Arquitetura sustentável: como construir uma casa de bem com a natureza

    Produto 1
    Varanda

    Um toque de verde: aprenda a cuidar de seu jardim em casa

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas