apresentado por

Electrolux

Aprenda como economizar energia com a sua geladeira

Confira dicas, mitos e verdades sobre o uso do eletrodoméstico

Na hora de comprar um eletrodoméstico, uma das principais preocupações das pessoas, em geral, é sobre o consumo de energia elétrica. A geladeira é um dos equipamentos que mais gera dúvidas e mitos. Se você se preocupa com sustentabilidade, mas não abre mão de um bom refrigerador, basta seguir as dicas que trazemos abaixo. Para nos ajudar nessa tarefa, convidamos Mario Leite Pereira Filho, chefe de laboratório do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas SP.

economizar-energia-geladeira

De olho nos selos


Ao comprar um refrigerador, fique atento ao selo dele, que geralmente é colado na porta. Este adesivo indica a eficiência energética do eletrodoméstico, que é medida pelo INMETRO. “A classificação A é a mais econômica é a E é a menos econômica. A classificação D consome cerca de 30% a mais do que a classificação A, enquanto que a E consome mais de 30% (não há limite, pode ser 40%, 60% ou mais)”, indica Mario.

French Door com Dispenser de Água e Gelo na Porta 540L Platinum (DM90X), da Electrolux

É verdade ou mentira?

Veja alguns mitos e verdades sobre o uso da geladeira e aprenda a poupar energia elétrica: 

  • É verdade que abrir a geladeira com frequência gasta mais energia.
  • Um dos modelos econômicos é o de geladeira frost free, que não acumula gelo e, por isso, não precisa ser descongelada. Além disso, para evitar abrir o freezer para pegar gelo, você pode optar por um refrigerador como o French Door com Dispenser de Água e Gelo na Porta 540L Platinum (DM90X), da Electrolux.
  • Esperar os alimentos esfriarem antes de colocá-los na geladeira poupa energia.
  • Colocar potes encostados na parede da geladeira não gera desperdício de energia.
  • Regular a geladeira para uma temperatura muito baixa gasta mais energia. “Quanto maior a diferença entre a temperatura interna e a temperatura externa, maior o gasto de energia”, afirma Mario.
  • A geladeira vazia não gasta mais energia do que quando ela está cheia. Se você vai viajar por um curto período, como em um feriado, não é necessário desligá-la. Caso vá ficar muito tempo fora de casa, tire os alimentos, limpe a geladeira e deixe-a aberta para evitar maus odores e mofo.
  • Instalar a geladeira próximo ao fogo ou fogão faz com que ela trabalhe mais e, consequentemente, gaste mais energia.
  • Forrar as prateleiras faz com que a geladeira gaste mais energia? “Não necessariamente. Deve-se evitar porque dificulta a uniformidade da temperatura e pode deixar a parte de baixo com pouca refrigeração.”

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    Como escolher geladeira duplex?

    Produto 1
    Cozinha

    Quais as vantagens de ter uma geladeira de 3 portas?

    Produto 1
    Cozinha

    O que é geladeira frost free?

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas