apresentado por

Electrolux

Homepedia
É possível ter seu próprio copo na bolsa e evitar os descartáveis! Confira hábitos simples para adotar e espal

5 coisas que todo mundo pode fazer para um mundo mais sustentável

É possível ter seu próprio copo na bolsa e evitar os descartáveis! Confira hábitos simples para adotar e espalhar em casa, na família e até no trabalho

Todo mundo que olha um pouquinho pra fora da sua janela quer ser mais sustentável. Ninguém que eu conheça e em sã consciência acorda e fala "hoje é um bom dia pra poluir um pouco de água e desmatar umas árvores", mas muitas vezes a gente não sabe nem por onde começar a buscar uma vida mais sustentável.

Essa listinha de coisas que todos podemos fazer é realmente uma listinha que todos podemos fazer. Faz parte sim do impacto individual, mas também de praticar e criar hábitos que fazer a gente espalhar as ideias na família, no trabalho e, em última instância, no mercado também.

Reduzir o consumo de carne

Você sabia que a indústria da carne é a mais poluente do mundo? Unindo todos os impactos que a criação de animais causa, a gente pode enumerar uso de água, poluição, gases do efeito estufa. Se você ainda come, pode começar escolhendo um dia da semana pra ficar sem (é até mais saudável!), diminuir entre as refeições e buscar mais vegetais pra compor o prato.

Ter sempre um copo na bolsa

Desde que eu comecei a andar com um copo na bolsa eu consegui a proeza de nunca mais comprar água na rua. Eu sempre fico de olho em bebedouros em lugares maiores como shoppings ou aeroportos, mas muitos lugares tem um escondido e é só pedir! Mas além de reduzir esse impacto, também deixo de usar copos descartáveis pra sucos, café e outras bebidas que pediria na rua. O meu copo favorito é um modelo retrátil, mas você pode escolher o que funcionar melhor pra você: copo retrátil, garrafinha, caneca esmaltada, copo de plástico rígido ou potinho de vidro.

Parar de pegar sacolinhas

Um dos grandes problemas de usar sacolinhas plásticas é que elas não são recicladas. Elas costumam atrapalhar a reciclagem porque entopem as máquinas e não tem um material reaproveitável. Mas as sacolinhas de papel e todos os tipos de materiais podem ser dispensadas se você andar com uma ecobag sempre na bolsa. A minha preferida é de um tecido bem fino e levinho, assim ocupa pouco espaço e peso.

Comprar menos

Uma das coisas que a gente melhor pode fazer é diminuir nossa quantidade de compras. Não de comida e coisas que usamos todos os dias, mas de eletrônicos, roupas, cosméticos que se acumulam em casa etc. Se a gente compra menos coisas novas e aproveita mais as que ja tem, a gente desestimula a produção de cada dia mais coisas. E nosso impacto (e conta!) ficam bem mais felizes.

Desperdiçar menos comida

É super importante comprar menos e comer mais. A gente joga muita comida fora porque faz uma gestão ruim em casa (eu sei por experiência própria) e o impacto disso é que cerca de 30% da comida produzida no mundo vai fora. Se você já cuidou de uma plantinha, sabe o custo de energia, tempo e até de tempo pra que ela cresça e fique linda. Eu já falei nessa coluna várias dicas de como reduzir o desperdício de comida, se você não sabe como fazer. :)

mão segura copo plástico reutilizável

Veja os últimos lançamentos para sua casa