apresentado por

Electrolux

Homepedia
Instalação, limpeza, modelos e BTUs: tudo o que você queria saber sobre ar-condicionado explicado de forma sim

Um guia sobre ar-condicionado com tudo o que você precisa saber

Instalação, limpeza, modelos e BTUs: tudo o que você queria saber sobre ar-condicionado explicado de forma simples e direta, para a melhor compra

Cada vez mais o ar-condicionado deixou de ser item de luxo e tornou-se um eletrodoméstico básico nos lares brasileiros. As mudanças de temperatura e os dias quentes mesmo fora de época fizeram do ar-condicionado um item mais que necessário, proporcionado mais qualidade de vida no dia a dia. Na hora de comprar um é preciso escolher com cuidado, pois são muitas características para serem levadas em conta e obter o melhor produto. Para te ajudar a escolher o melhor ar-condicionado e ainda prolongar sua vida útil, Homepedia preparou um guia com tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo o seu aparelho. 

Idoso e criança brincam no chão

Ar-condicionado de janela, split ou portátil: quais as diferenças?

No mercado, é possível encontrar três tipos de aparelhos ar-condicionado: os de janela, os splits e os portáteis. Esse último, como o nome já diz, é portátil e não precisa de instalação, é um modelo que pode passear pelos ambientes de sua casa, resfriando de forma não tão potente quanto um aparelho mais robusto.

Os aparelhos ar-condicionado de janela e split já pedem uma instalação mais completa, com a necessidade de algumas alterações estruturais na casa. O de janela é o modelo mais antigo e conhecido de ar-condicionado, por isso mesmo ele tende a ser mais barato que os outros tipos, em contrapartida, ele produz mais ruídos e pode gastar mais energia. Sua instalação necessita de molduras e arremates, por isso é preciso conferir se você já possui um espaço para a instalação desse sistema. 

Quarto de casal com ar condicionado Electrolux na janela

O modelo split já é mais moderno e requer instalações com tubulações mais complexas, mas não se assuste: ele demanda menos quebra-quebra e pode ser instalado com mais discrição dentro da sua decoração. O modelo split é mais silencioso e funciona bem em ambientes grandes, além disso, já conta com opções mais ecológicas, que gastam bem menos energia, para acabar com o mito de que o ar-condicionado é o vilão de sua conta de luz. 

Quarto de bebê com ar condicionado sobre o berço

Ar-condicionado quente e frio é uma boa opção?

Grande parte do país enfrenta altas temperaturas, por isso muitos não pensam nas vantagens de um ar-condicionado quente e frio, porém nada é tão gostoso quanto um aparelho desses aquecendo o seu quarto naquelas noites frias de inverno. 

Esse modelo de dupla função é mais prático e simples para o seu dia a dia em casa, como é o caso do Ar Condicionado Split Inverter 9000 Btus Quente/Frio com Controle por Aplicativo Smart Control (XI09R/XE09R), de Electrolux, que conta com a função Geofence, que permite você controlar o seu Ar-Condicionado via app Electrolux Home+ onde quer que você esteja, assim você pode programar o seu aparelho para ligar antes de chegar em casa ou no escritório, e desligá-lo remotamente caso tenha esquecido ao sair. Imagina que delícia: dia de chuva, friozinho na rua, você deixa sua casa esquentando, quando chega, é só aproveitar!

Sala de estar com Ar Condicionado Split Inverter 9000 Btus Quente/Frio com Controle por Aplicativo Smart Control (XI09R/XE09R), de ElectroluxAr Condicionado Split Inverter 9000 Btus Quente/Frio com Controle por Aplicativo Smart Control (XI09R/XE09R), de Electrolux.

O que são BTUs e como escolher a melhor capacidade para o ar-condicionado?

Na hora de escolher um ar-condicionado para sua casa, muito se fala em BTUs para definir a potência de seu aparelho, porém isso pode deixar qualquer um em dúvida. Afinal, o que são BTUs? A sigla em inglês significa British Thermal Unit, que traduzida para o português fica Unidade Térmica Britânica, e é ela que vai dizer qual é a potência de refrigeração de cada aparelho.

Mas calma: não significa que quanto mais BTUs, melhor a refrigeração, o que pesará na qualidade do funcionamento de seu aparelho é o ambiente escolhido para ele. Uma boa base para o cálculo é pensar se o cômodo escolhido para ter o aparelho terá incidência de raios solares ou não. Se sim, a conta que deve ser feita é de 800 BTUs por metro quadrado. Se não, o número de BTUs por metro quadrado baixa para 600.

Adicione na conta fatores como quantidade de aparelhos eletrônicos e  lâmpadas incandescentes no ambiente, bem como a região em que você mora. A cada pessoa extra ou fator que possa tornar o ambiente mais quente, soma-se 800 ou 600 BTUs. Por fim, você chegará a um valor próximo de BTUs necessários para a sua casa, assim fica mais fácil escolher o produto ideal para você. 

Tecido de lã sobre o chão banhado pela luz do sol

Como instalar um ar-condicionado em casa?

Cada modelo de ar-condicionado pode pedir um tipo de instalação, por isso é muito importante ler o manual técnico do fabricante, além disso, vale contratar um técnico especializado da rede autorizada para fazer a instalação, pois há cuidados elétricos e estruturais que podem ser fundamentais nesse processo. 

De todo modo, você pode escolher a localização de seu ar-condicionado que melhor conversa com a sua decoração e com a estrutura de sua casa ou apartamento. Vale ficar atento que o eletrodoméstico deve ser instalado em uma posição de boa circulação do ar, com distância de 15 cm do teto e a pelo menos um metro de distância de eletrônicos, como a TV, por exemplo. 

Ambiente decorado em madeira com Ar Condicionado Split 9.000 Btus Frio Linha Ecoturbo (VI09F/VE09F)Ar Condicionado Split 9.000 Btus Frio Linha Ecoturbo (VI09F/VE09F).

Ar-condicionado é um inimigo da sua saúde respiratória?

Na hora de comprar um ar-condicionado, muito se questiona sobre a relação que há entre o uso do aparelho e possíveis problemas respiratórios, como alergias. De todo modo, cada vez mais os modelos trazem soluções pensadas na qualidade do ar que circula no ambiente, por isso mesmo esse é um item a se ficar atento na hora de escolher seu ar-condicionado. 

O Ar Condicionado Inverter 9000 BTUs Frio (QI09F/QE09F), de Electrolux, por exemplo, possui Sistema de Tripla Filtragem Ultra Filter, que retém até 99% das bactérias Escherichia Coli e Staphylococcus. Seu filtro de carvão ativado reduz possíveis odores no ambiente, e seu filtro de nylon retém partículas de poeira, tudo isso para o que ar de sua casa fique mais seguro. É uma escolha tranquila para quem tem crianças ou idosos em casa ou lida com problemas como rinite. 

Mãe e bebê em sala de estar com ar condicionado

Como limpar meu ar-condicionado?

A limpeza e manutenção de seu ar-condicionado é um item que colabora para a qualidade do ar no ambiente, além disso, a higienização regular também ajuda na conta de luz, pois sujo, o aparelho pode sobrecarregar e aumentar o consumo de energia elétrica. Porém, na hora da faxina, muitos acreditam que é necessário um técnico especializado para efetuar o trabalho. Não é bem assim!

Você mesmo consegue retirar o filtro de seu aparelho de ar-condicionado com facilidade e fazer a limpeza regularmente em casa, com água e detergente neutro. Se você utiliza pouco o ar-condicionado, pode limpar uma vez ao mês; se você usa diariamente, recomenda-se uma limpeza a cada 15 ou 20 dias. De todo modo, uma vez ao ano, pode ser importante chamar o técnico especializado para uma manutenção, assim você confere se está tudo em dia e aumenta a vida útil de seu aparelho. 

Pessoa com luvas faz a limpeza do filtro de ar condicionado

Com essas dicas, com certeza ficará mais fácil escolher o ar-condicionado perfeito para a sua casa e mantê-lo sempre em pleno funcionamento!

Publicidade Publicidade Home