apresentado por

Electrolux

Tudo à mão e fresquinho: 5 dicas para montar uma horta em casa

Marina Coutinho, do Da Horta, dá o passo a passo para não ter erro de criar a sua


Marina Coutinho do Da HortaTer uma horta em casa é garantia de ter vegetais frescos e sem agrotóxicos ao alcance das mãos. Além disso, é uma ótima forma de relaxar, já que cuidar da horta pode ser uma ótima maneira de se desligar dos problemas do dia a dia. Para ajudar na tarefa de aprender como montar uma horta em casa Homepedia convocou a publicitária Marina Coutinho, o nome e rosto por trás do projeto do Da Horta - Cultivo Afetivo. Confira abaixo todas as dicas dela:

1. Reflita antes de montar sua horta

O primeiro passo, de acordo com Marina, é pensar qual é o propósito de ter uma horta em casa. “O mais importante para se começar uma horta é ter  consciência de que é algo vivo, que deve ser cuidado e acompanhado diariamente”, diz. Afinal, a horta vai exigir uma certa atenção e você precisa estar disposto a cuidar dela - só assim ela irá crescer e você terá temperinhos e folhas bonitas direto do vaso para suas refeições.

Vaso com temperos sobre mesa de almoço decorada

2. Encontre o lugar certo

Para escolher onde posicionar a sua horta, é preciso estar atento ao sol. “O ideal é sempre escolhermos um ambiente que esteja posicionado para a face Norte, já que é onde bate mais sol até mesmo durante o inverno. Assim, durante o ano todo a sua horta conseguirá se desenvolver”, aconselha Marina.

Se você mora em apartamento, também tente criar a horta posicionada próxima a um local ou uma janela que receba ao menos 4 horas de sol por dia. Se onde você mora não bate tanto sol assim, uma das ideias de Marina é sugerir que a horta seja feita num espaço comum do condomínio. “Adoro a ideia de dividir a horta entre vizinhos”, conta. Pode ser um pedaço no térreo ou no terraço do seu edifício.

Mulher cuida de horta em jardineira

3. Vasos ideais

Muitas vezes, a horta acaba virando parte da decoração da casa. Se essa for a sua escolha, opte por vasos que caibam bem no espaço disponível e no seu gosto pessoal.

“Você pode escolher diferentes formatos para a sua horta. Há quem cultive em latas usadas (não esqueça de furar embaixo), em vasos plásticos ou de cerâmica, em cestos ou jardineiras. O melhor formato é aquele que se adequa melhor à sua rotina e te ajude a cuidar diariamente dela, sem muito esforço e com prazer”, diz Marina.

Hortaliças decoram mesa

4. Escolha as suas hortaliças

E como escolher o que plantar? Segundo Marina, é legal listar o que você quer ter em casa primeiro. “Procure fazer uma lista do que você mais usa e gosta de ter à mesa, pois temperos e hortaliças precisam ser constantemente usados e podados para continuarem crescendo saudáveis”.

Em seguida, se informe sobre quais espécies de plantas aguentam mais ou menos sol, de acordo com a possibilidade do seu espaço. Caso você escolha um recipiente em que plantará mais de uma espécie, tenha em mente sobre quais seriam as boas e as más vizinhas. É importante ter esse tipo de informação, já que há temperos que se complementam dentro de um mesmo vaso e outros que são supernocivos.

Tomates orgânicos plantados em casa

5. Manutenção diária

Já entendeu como fazer uma horta em casa? Agora vem a parte mais importante. É preciso estar de olho na manutenção porque requer cuidados constantes. A primeira coisa é regar a horta todos os dias de manhã e sempre que a terra estiver seca. Marina aconselha a regá-la também no fim da tarde nos dias mais quentes. Com o tempo, você vai entender a necessidade de água de cada planta.

Tomates verdes plantados em uma horta

- Importância do adubo

Adube sua horta sempre. A profissional aconselha a fazer isso, em média, a cada 30 dias. “Nós indicamos os adubos orgânicos, como o Bokashi, um pozinho que deve ser aplicado em pouca quantidade uma vez por mês, diretamente na terra antes da rega, como se fosse uma pitada de sal”. 

Jeito certo de podar

Também não se esqueça de podá-la. “Use sempre uma tesourinha ou uma ferramenta de poda para colher da sua horta. Procure identificar qual o caule principal de cada muda e nunca corte diretamente ele, somente os galhos adjacentes inteiros, o mais rente possível do próximo galho para ele crescer novamente com força e saúde”, completa Marina.

Por último, para manter os bichos afastados da sua horta, Marina aconselha o uso de receitas caseiras de pimenta, o óleo de Neen, citronela e fumo de corda.

Veja mais relacionados

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas