apresentado por

Electrolux

Homepedia
Ar-condicionado sujo ou sem manutenção pode aumentar o risco de doenças respiratórias em idosos

Saúde do idoso: como evitar doença respiratória

Ar-condicionado sujo ou sem manutenção pode aumentar o risco de doenças respiratórias em idosos

O ar-condicionado é um aparelho que pode ser de grande utilidade em ambientes fechados, especialmente na época das estações mais quentes. Afinal, além de manter a temperatura central mais agradável, seus filtros também ajudam a deixar o ar mais puro. Sim, o aparelho de ar-condicionado conta com filtros capazes de absorver a poeira e outras impurezas presentes no ambiente. 

Porém, essas impurezas ficam retidas nas estruturas dos filtros e, caso não seja feita uma manutenção correta, a sujeira absorvida pode ultrapassar o suportado pelo aparelho e ser novamente devolvida ao ambiente. Outro fato é que quando o ar-condicionado está com os filtros sujos ele não é capaz de trabalhar em toda a sua potência, necessitando de um consumo maior de energia

Além das questões técnicas que a falta de manutenção pode causar no ar-condicionado, esse fato também pode causar problemas respiratórios, - uma vez que a poeira despejada no ambiente é inalada por quem estiver no local, aumentando assim o risco de doenças respiratórias. 

Um idoso sentado no chão com uma criança, segurando um bichinho de pelúcia

O motivo é que o ar carregado do ar-condicionado pode causar ressecamento das mucosas nasais e pulmonares, o que facilita a entrada de micro-organismo, ácaros e bactérias no organismo.

Riscos do ar-condicionado para a saúde do idoso

Uma parcela da população que pode ser seriamente afetada pelas doenças respiratórias são os idosos. O fato é que além de a população idosa ter uma queda das defesas do sistema imunológico devido à idade, as doenças respiratórias aumentam significativamente o risco de doenças cardíacas.

O que acontece é que infecções respiratórias, como gripe, sinusite, rinite, pneumonia etc aumentam a chance de formação de coágulos sanguíneos e modificam a circulação sanguínea. Essa alteração pode comprometer as paredes da artéria coronária, responsável por manter o músculo cardíaco irrigado e funcionando, e levar a uma obstrução da artéria,o que, consequentemente, leva a um ataque cardíaco.

Um homem idoso em pé em uma cozinha, apoiado em uma mesa e bebendo um copo d´água

É importante dizer que o risco é maior em pessoas que já têm histórico de doenças cardíacas, já sofreram infarto ou têm mais de 60 anos. Porém, é fundamental ressaltar que não é toda doença respiratória que vai causar um ataque cardíaco em uma pessoa de idade. Por isso, não há motivos para pânico e, sim, precaução. 

Limpeza do ar-condicionado reduz o risco de doenças respiratórias

A boa notícia é que as doenças respiratórias podem ser prevenidas com cuidados simples. Um deles é a limpeza e manutenção correta do ar-condicionado. Se ele estiver limpo, em uma temperatura adequada para as necessidades das pessoas e funcionando adequadamente, não oferecerá riscos e pode, inclusive, ajudar a manter o ar mais limpo.

Um ar condicionado Ar Condicionado Split 9.000 Btus Frio Linha Ecoturbo (VI09F/VE09F) pendurado em uma parede de madeira O Ar Condicionado Split 9.000 Btus Frio Linha Ecoturbo possui o diferencial de fazer auto-limpeza 

Um modelo que possui essas qualidades é o Ar Condicionado Split 9.000 Btus Frio Linha Ecoturbo (VI09F/VE09F), que conta com a função de auto-limpeza a fim de evitar a proliferação de odores, mofo e poeira. Além disso, ele conta com classificação energética A, capaz de economizar a energia da sua casa. 

Se você tem dúvidas sobre como limpar o ar-condicionado, nós te explicamos a seguir: 

Como limpar a parte interna e controle remoto do ar condicionado

-Primeiramente desligue o ar-condicionado da tomada para interromper o fornecimento de energia

- Use um pano seco para limpar a unidade interna e o controle remoto.

Se a unidade interna estiver muito suja, utilize um pano umedecido com água para limpá-la. 

- O painel frontal da unidade interna pode ser removido para lavar. Retire-o com cuidado. Seque-o com um pano seco e macio.

- Não utilize escovas, lixas ou polidores para limpar a unidade, pois isso poderá danificá-la. 

- Evite o uso de qualquer produto abrasivo, como benzina, thinner, gasolina, querosene, solventes ou produtos abrasivos para efetuar a limpeza, pois podem causar rachaduras ou deformar as superfícies plásticas.

- Nunca utilize também água quente acima de 40o C para limpar o painel frontal, pois isto pode causar a deformação ou descoloração do painel.

Como limpar o filtro do ar-condicionado

O sistema de filtragem é composto por três filtros: Ultra Filter: que retém até 99% das bactérias. Filtros de ar: filtra o ar retirando a poeira e outras partículas sólidas. Filtro de carvão ativado: elimina os odores do ar que passa por ele. 

Quando os filtros de ar ficam sujos, reduzem o desempenho do produto, por isso, limpe-os uma vez por mês ou com mais freqüência se necessário. 

Uma pessoa limpando os filtros do ar-condicionado A limpeza dos filtros do ar-condicionado é fundamental para manter o bom funcionamento do aparelho

- Abra e levante o painel frontal para cima até que o painel fique travado nessa posição.

- Segure no puxador do filtro de ar e levante-o um pouco para desencaixá-lo do suporte do filtro. 

- Retire os filtros de ar da unidade interna. Limpe os filtros de ar com um aspirador de pó ou lave-os em água corrente e deixe-os secar ao ar livre

- Retire o filtro de carvão ativado (lado esquerdo) e o Ultra Filter (filtro verde no lado direito) dos seus suportes. O modo de remoção e instalação desses filtros é diferente entre os modelos (veja as figuras abaixo). Deixe que o filtro de carvão ativado seque ao sol por 6 a 8 horas. Os filtros de carvão ativado e Ultra Filter não podem ser lavados com água; limpe-os utilizando um aspirador de pó ou substitua-os.

Com qual frequência limpar os filtros do ar-condicionado

Limpe os filtros de carvão ativado e Ultra Filter, pelo menos, uma vez por mês e troque-o por outro novo a cada 4 ou 5 meses. Limpe os Filtros de ar de nylon com um aspirador de pó ou lave-os em água corrente. Seque bem os filtros antes de recolocá-los na unidade interna. 

Publicidade Publicidade Home