apresentado por

Electrolux

Homepedia
Entenda quando usar aspirador, quando usar água e quando só a máquina de lavar funciona

Como limpar tapete felpudo?

Entenda quando usar aspirador, quando usar água e quando só a máquina de lavar funciona

Trazer para você e sua família uma gostosa sensação de aconchego é uma das principais características de um tapete. Mas não é só essa a vantagem de ter um (ou alguns) em sua casa. O tapete é também um importante elemento de decoração, que ajuda a organizar especialmente os espaços mais abertos: ele confere personalidade a cada um dos ambientes – e sem interferir na integração. Imagine um tapete branco sobre um piso de madeira? Charme é a palavra.

No entanto, para cumprir seu papel sem causar danos a nenhum morador da casa é preciso manter uma rotina de limpeza. Tapetes, em especial de pelo, juntam pó, o que não é nada saudável especialmente para quem tem alergias. Ácaros, fungos e bactérias adoram morar entre os pelos macios das peças.

É preciso fazer a higienização deste tipo de tapete constantemente. A boa notícia é que, para a manutenção da limpeza, um aspirador de pó dá conta do recado facilmente. Há situações, porém, em que você vai precisar de mais dedicação.

Tapete felpudo claro

 

Limpeza simples de tapete pode ser feita com aspirador de pó

Para a limpeza rotineira dos tapetes felpudos, que deve ser feita pelo menos uma vez por semana (mas idealmente duas ou três), basta usar um aspirador de pó. Varrer não costuma ser uma boa ideia, porque a vassoura levanta a sujeira, mas não a elimina.

O ideal é usar o equipamento na velocidade média e no sentido dos fios, para não danificá-los. Prefira um eletrodoméstico com filtro Hepa, como o Aspirador de Pó Sem Saco Silent Performer Cyclonic (CYC01), da Electrolux, que tem alto poder de sucção e baixo nível de ruído, além de impedir que até 99,9% das impurezas retornem ao ambiente.

spirador de Pó Sem Saco Silent Performer Cyclonic (CYC01)

Limpeza pesada de tapete felpudo

Tapetes de fibras altas e volumosas, como os feitos de lã ou algodão, ou tapetes brancos pedem uma limpeza mais profunda e pesada a cada seis meses, para evitar que estraguem ou, no caso dos claros, fiquem amarelados.

Tapete felpudo visto de frente

 

O primeiro passo é aspirá-lo normalmente, para que todos os resíduos sejam eliminados. Depois, passe um pano úmido com um pouco de amaciante de roupas nas manchas e, com uma escova de cerdas macias, esfregue levemente – sempre no sentido dos fios.

Mulher aspirando tapete felpudo

Como limpar xixi do pet de tapetes?

Ela é necessária quando algum líquido for derramado sobre tapetes ou carpetes. O passo número 1 é pegar um pano branco e limpo ou uma toalha de papel para absorver o líquido. Lembre-se de não esfregar, porque isso pode piorar o problema.

Se o líquido em questão for xixi do seu pet, borrife um pouco de vinagre branco sobre a urina e absorva tudo com papel-toalha. O produto é capaz de ajudar a eliminar o odor.

Gato em frente ao tapete felpudo

 

Caso a sujeira tenha deixado uma mancha, misture um pouco de sabão neutro com água morna e, com outro pano branco e limpo ou uma escova de cerdas macias, esfregue levemente sobre o local, fazendo movimentos circulares. Passe de novo um pano úmido para retirar o sabão, e deixe secar naturalmente.

Lavagem de tapete felpudo

Se o tapete estiver muito encardido ou pelo menos uma vez por ano, dependendo do uso que se faz dele, só a máquina de lavar salva – claro, se o material do qual ele é feito permitir. Tapetes menores podem ser lavados em casa mesmo. Antes, não se esqueça, é preciso aspirar. Os maiores devem ser levados para uma lavanderia.

Limpeza de tapete felpudo a mãoPara lavar em casa, caso seu tapete seja de um material mais delicado, é melhor proteger suas fibras, colocando-o dentro de um saco lavável.Para lavar em casa, caso seu tapete seja de um material mais delicado, é melhor proteger suas fibras, colocando-o dentro de um saco lavável.

Publicidade Publicidade Home