apresentado por

Electrolux

Homepedia
Saber essa informação é essencial na hora de comprar o aparelho ideal

Ar-condicionado: como a quantidade de BTUs influencia nos ambientes da casa

Saber essa informação é essencial na hora de comprar o aparelho ideal

Ter um ar-condicionado é uma deliciosa comodidade e um bem essencial na casa de quem gosta de um ambiente fresquinho. As opções no mercado são muitas e, por isso, para saber escolher o aparelho certo para a sua casa, é necessário ficar atento a alguns pontos como a quantidade de BTUs e a voltagem.

O que significa BTU?

Antes de tudo, é preciso entender o que é BTU. A sigla em inglês, que traduzida para o português significa Unidade Térmica Britânica, é a medida que vai dizer qual é a potência de refrigeração de cada aparelho. Entretanto, não pense que quanto mais potente melhor.

Há uma forma de calcular a quantidade ideal de BTUs em um ar-condicionado para cada ambiente. O método é simples, se o cômodo escolhido para ter o aparelho tiver incidência de raios solares durante o dia, a conta que deve ser feita é de 800 BTUs por metro quadrado. Se no ambiente não houver a incidência do sol, o número de BTUs por metro quadrado baixa para 600.

BTU unidade termica britanica do ar condicionado

Feito isso, pense no número de pessoas que podem estar nesse ambiente e em fatores como quantidade de aparelhos eletrônicos, lâmpadas incandescentes, que produzem mais calor, e a região em que mora.

A cada pessoa extra ou fator que possa tornar o ambiente mais quente, some-se 800 ou 600 BTUs, dependendo da incidência do sol. Por exemplo, um quarto de casal, de 12m², em que bata sol durante o dia e tenha aparelhos eletrônicos, a conta fica assim: 800 x 12 + 800 + 800 = 11.400. Um ar-condicionado que tenha por volta dessa potência é o ideal para o ambiente.

Voltagem: 110 ou 220?

Outra dúvida que surge é na hora de escolher a voltagem do ar-condicionado. Ser 110 ou 220 não interfere em nada na potência do aparelho, mas sim na economia de energia.

Enquanto os aparelhos de 220V são mais econômicos e precisam de fios mais finos para serem instalados, os modelos de 110V (ou 127V) puxam mais energias e pedem fios mais grossos na sua instalação.

Assim, depois de resolvida a quantidade de BTUs e voltagem, escolha um aparelho que te ajude ainda mais na economia de energia, como o  

Ar Condicionado Split Inverter 9000 Btus Frio com Controle por Aplicativo Smart Control (XI09F/XE09F) - Electrolux, por exemplo, que pode ser ligado ou desligado quando conectado a seu celular por geolocalização.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    Dicas para instalar um ar-condicionado split em apartamento

    Produto 1
    Sala

    Como fazer a limpeza do ar-condicionado split

    Produto 1
    Quarto

    4 dicas para escolher um ar-condicionado portátil

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas