apresentado por

Electrolux

Homepedia
No verão é quase impossível não ligar o ar-condicionado, mas como não fazer pesar no bolso com a conta de luz?

Ar-condicionado: como economizar energia durante o verão?

No verão é quase impossível não ligar o ar-condicionado, mas como não fazer pesar no bolso com a conta de luz? Veja dicas para diminuir o consumo de energia

O ar-condicionado é item fundamental no verão: em dias de temperaturas elevadas tudo que se quer é um refúgio refrescante, bem longe do calorão. Mas quem nunca repensou a frequência de uso do aparelho por temer aquela conta de luz altíssima? Para isso não se tornar um problema todo mês, em especial durante o verão, Homepedia separou dicas especiais para que você consiga aproveitar toda as delícias de seu ar-condicionado e ainda economizar energia. 

Escolha um ar condicionado ideal para o seu espaço 

Para que o aparelho de ar-condicionado funcione de forma plena e não se sobrecarregue, é muito importante que ele possua a potência ideal para o seu espaço. Por exemplo, um ar-condicionado para um quarto pequeno precisa ter potência e BTUs distintos daqueles instalados em uma sala ampla. 

A escolha da quantidade de BTUs necessárias para cada ambiente parece complicada, mas não é. Antes de tudo, pense se o cômodo escolhido terá incidência de raios solares ou não, se sim, a conta que deve ser feita é de 800 BTUs por metro quadrado. Se não, o número de BTUs por metro quadrado baixa para 600.  

Sala de estar ampla, com sofá, poltrona e decoração delicada

Coloque na conta também a quantidade de aparelhos eletrônicos e lâmpadas incandescentes no espaço, bem como a região em que você mora. A cada pessoa extra ou fator que possa tornar o ambiente mais quente, soma-se 800 ou 600 BTUs. Por fim, você chegará a um valor próximo de BTUs necessários para a sua casa.  

Mantenha seu ar condicionado limpo 

O ar-condicionado funciona de forma muito melhor quando está com o seu filtro limpo, e aqui estamos falando em dois cenários: ele funciona sem sobrecargas e consegue resfriar mais rapidamente; e ainda possibilita um ar mais limpo e seguro para você e sua família. Quando o filtro está sujo, o aparelho acaba fazendo mais esforço na hora de resfriar e, assim, puxa mais energia. 

A limpeza do filtro do ar condicionado é super simples e pode ser feita em casa: você irá desencaixar o filtro e lavá-lo em água corrente; depois deixe secar à sombra e pronto, pode encaixar no seu aparelho. Rápido e eficiente!  

Pessoa retira o filtro do ar condicionado para fazer a limpeza

Fique atento aos diferenciais de seu ar-condicionado 

A primeira questão na hora de comprar um ar-condicionado é sempre conferir a classificação energética do aparelho e investir naqueles com classificação A. Mas, além disso, vale ficar de olho se eles possuem outras funções de economia de energia.  

Os modelos com tecnologia inverter, por exemplo, são mais eficientes na hora de economizar luz: enquanto o ar-condicionado convencional funciona com picos de energia, ligando e desligando para manter a temperatura do ambiente, o inverter se mantém funcionando continuamente, o que é mais eficaz e menos pesado para a sua conta de energia.  

O Ar Condicionado Inverter QI/QE09F 9.000 BTUs, da Electrolux conta com a função Eco, que o torna campeão na economia de energia e no baixo nível de ruído, dando mais conforto e tranquilidade para o seu dia a dia.  

Controle remoto do  Ar Condicionado Inverter QI/QE09F 9.000 BTUsAr Condicionado Inverter QI/QE09F 9.000 BTUs Electrolux. 

Ligou o ar condicionado? Feche portas e janelas! 

Na hora de usar seu ar-condicionado, é importante fechar as janelas e as portas do ambiente, para que ele consiga resfriar o ambiente de forma mais eficiente e não se sobrecarregue. Além disso, vale ficar de olho nas janelas que possuem incidência de sol, pois não é recomendado que o sol bata direto em seu aparelho durante o funcionamento, pois isso pode apenas dificultar o resfriamento do ambiente. 

Sala com janelas amplas e espelhos

Com esses cuidados simples você terá um verão mais confortável e não ficará passando calor.  

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa