apresentado por

Electrolux

Homepedia
A sommelière e empresária Jessica Marinzeck explica como criar um ambiente generoso para o seu vinho

Em pé ou deitado: especialista dá 4 dicas de como armazenar vinhos

A sommelière e empresária Jessica Marinzeck explica como criar um ambiente generoso para o seu vinho


Sommerlière Jessica MarinzeckSe você é apaixonado por tomar uma taça de vinho no final do dia, mas vive se questionando por que o sabor da sua bebida é tão diferente de uma comprada no restaurante, atenção a essas dicas.

Jessica Marinzeck, sommerlière e fundadora da JM Wines, conta abaixo alguns truques sobre como guardar o vinho. Saúde!

1. Armazenamento

O ideal é contar com uma adega em casa para fazer o controle da temperatura e evitar a iluminação nas garrafas – o que ajuda a não modificar as características do vinho.

Caso isso não seja possível, é recomendado manter a garrafa em algum cantinho mais escuro e com pouca oscilação climática: deixar o vinho em temperatura ambiente é a melhor aposta para mantê-lo conservado.

Adega 34 Garrafas Uma Porta Preto Com Acabamento Em Inox (ACS34),Adega 34 Garrafas Uma Porta Preto Com Acabamento Em Inox (ACS34)

2. Posição

A posição ideal depende do tipo de bebida. Vinhos com rosca e espumantes devem ser mantidos em pé, enquanto os vinhos vedados com rolha de cortiça precisam ficar deitados.

A posição do vinho faz diferença principalmente por causa do contato da bebida com a rolha: isso evita o secamento e o encolhimento dela e faz a veda da garrafa ficar inviolável.

Vinhos organizados nas prateleiras da Adega Electrolux

3. Temperatura

Ela é um fator determinante na qualidade do vinho. Se você armazenar vinhos brancos e tintos juntos, uma condição média de 13°C é o mais indicado.

O mais indicado é buscar por uma adega que possua variações de temperatura, como a Adega 34 Garrafas Uma Porta Preto Com Acabamento Em Inox (ACS34), que vai de 4°C a 18°C. Nesse caso, deixe os vinhos tintos em uma atmosfera de até 16°C. Os brancos, a 10°C.

Enchendo taças de vinho tinto

4. Refrigeradores

Submeter sua garrafa de vinho a geladeira pode criar um ambiente inóspito: a luz do refrigerador e a falta de umidade acabam sendo prejudiciais – o que reforça a importância de contar com uma adega própria para isso. A geladeira, no entanto, é uma opção no caso de você precisar gelar o vinho de um dia para o outro.

Vinho tinto organizado em refrigeradores

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    Apaixonado por vinhos? Saiba como escolher a adega ideal

    Produto 1
    Bar e Adega

    Qual o tamanho de adega climatizada ideal para você?

Publicidade Publicidade Home