Se um ou mais pratos daquele aparelho de jantar que você ama quebraram ou, por acaso, você tem vários pratos avulsos bonitos, saiba que é possível montar com eles uma mesa linda para receber os amigos em casa. Afinal, foi-se o tempo em que regras de etiqueta diziam que apenas louças do mesmo jogo poderiam compor a mesa. Expert na arte de receber e dona da marca Divino Espaço, Amelinha Amaro (foto à esq.) dá algumas dicas de como trazer nova vida àquela louça perdida no seu armário.
1. Quanto mais diferente, melhor
Para Amelinha, a mistura dos pratos é um diferencial. Você pode combinar pratos de um jogo de jantar colorido liso com os de um jogo estampado, desde que eles façam sentido juntos. “O olhar é que vai determinar o limite dessa mistura”, afirma. Um truque é apostar em uma cartela de cores semelhantes e usar os pratos lisos por baixo.

2. Para servir
Os talheres e copos também podem ser escolhidos de acordo com a cor que predomina na sua louça. “Um aparelho neutro com design diferenciado, sendo fácil de manusear, é essencial para os convidados ficarem à vontade”, conta Amelinha.

3. Além dos pratos
As travessas de servir podem ser lisas, combinando com uma das cores da mesa ou da sala de jantar. Já o restante dos componentes do décor podem compor o conjunto com cores da toalha ou serem neutros, para evitar excessos.
“Na dúvida, use copos transparentes e um jogo de talheres que seja de inox ou de prata”, aconselha. Ela diz ainda que o balanço entre alguns pontos lisos e misturas de padronagens é o que faz a diferença e deixa a composição sofisticada.

4. Básico, mas com detalhes
Se você não gosta de louças coloridas ou estampadas, uma opção são as peças em tons claros (como o branco) mas com texturas e pequenos detalhes, como flores ou bordas metalizadas. Há também os pratos em formato quadrado e os de cerâmica com estilo rústico. Você pode, ainda, colocar jogos americanos ou sousplats de palha e madeira sob os pratos.
