apresentado por

Electrolux

Homepedia
A expert em recepção Amelinha Amaro traz dicas de combinações

Como montar um aparelho de jantar com peças avulsas?

A expert em recepção Amelinha Amaro traz dicas de combinações

amelinha-amaroSe um ou mais pratos daquele aparelho de jantar que você ama quebraram ou, por acaso, você tem vários pratos avulsos bonitos, saiba que é possível montar com eles uma mesa linda para receber os amigos em casa. Afinal, foi-se o tempo em que regras de etiqueta diziam que apenas louças do mesmo jogo poderiam compor a mesa. Expert na arte de receber e dona da marca Divino Espaço, Amelinha Amaro (foto à esq.) dá algumas dicas de como trazer nova vida àquela louça perdida no seu armário.


1. Quanto mais diferente, melhor

Para Amelinha, a mistura dos pratos é um diferencial. Você pode combinar pratos de um jogo de jantar colorido liso com os de um jogo estampado, desde que eles façam sentido juntos. “O olhar é que vai determinar o limite dessa mistura”, afirma. Um truque é apostar em uma cartela de cores semelhantes e usar os pratos lisos por baixo.

Pratos de um aparelho de jantar com cores e texturas diferentes

2. Para servir

Os talheres e copos também podem ser escolhidos de acordo com a cor que predomina na sua louça. “Um aparelho neutro com design diferenciado, sendo fácil de manusear, é essencial para os convidados ficarem à vontade”, conta Amelinha.

Os talheres também podem ser combinados com a louça do aparelho de jantar

3. Além dos pratos

As travessas de servir podem ser lisas, combinando com uma das cores da mesa ou da sala de jantar. Já o restante dos componentes do décor podem compor o conjunto com cores da toalha ou serem neutros, para evitar excessos.

“Na dúvida, use copos transparentes  e um jogo de talheres que seja de inox ou de prata”, aconselha. Ela diz ainda que o balanço entre alguns pontos lisos e misturas de padronagens é o que faz a diferença e deixa a composição sofisticada.

As travessas de servir os alimentos também merecem atenção

4. Básico, mas com detalhes

Se você não gosta de louças coloridas ou estampadas, uma opção são as peças em tons claros (como o branco) mas com texturas e pequenos detalhes, como flores ou bordas metalizadas. Há também os pratos em formato quadrado e os de cerâmica com estilo rústico. Você pode, ainda, colocar jogos americanos ou sousplats de palha e madeira sob os pratos.

Cores vivas e detalhes metálicos dão um toque especial

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Sala

    Como escolher o jogo de jantar ideal para receber

    Produto 1
    Gastronomia

    Como preparar um jantar estrelado em casa

    Produto 1
    Gastronomia

    Receitas práticas: Carol Fiorentino dá 4 dicas de pratos para receber em casa

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas