apresentado por

Electrolux

Homepedia
Para garantir o melhor churrasco é preciso alguns cuidados com seus utensílios. Descubra como escolher, como l

Dicas essenciais para escolher um bom kit para churrasco

Para garantir o melhor churrasco é preciso alguns cuidados com seus utensílios. Descubra como escolher, como limpar e garantir a durabilidade do seu kit de churrasco.

Eventos sociais com fartura de comida é normal na casa de muitos brasileiros. Seja casamentos, aniversários ou open house da casa nova, o churrasco está entre os cardápios mais pedidos. Nesse sentido, é bem comum que comemorações sejam compartilhadas com os amigos e família ao redor da churrasqueira, e mesmo que em apartamentos pequenos é possível ter uma área de lazer funcional e aconchegante.

espetos de churrasco em recipientes

 

Para quem não dispensa o bom e tradicional churrasco, nada mais funcional que um kit churrasco para o preparo de carnes e até mesmo legumes e frutas na brasa. No entanto, antes de escolher o kit ideal é preciso considerar alguns aspectos, inclusive formas de cuidado e armazenamento para maior durabilidade. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que o kit de churrasco deve conter 

Faca para churrasco

Há quem afirme que o segredo para o bom churrasco não seja a carne, e sim, a boa faca. Sendo assim, vale a pena investir em uma Faca de Churrasco (campeira) e Faca de Cozinha.

Para maior durabilidade, o ideal é que elas sejam sempre limpas e secas logo após o uso – especialmente o cabo de madeira, que absorve muita umidade. A recomendação na hora da limpeza é fazer uso do lado macio da esponja, diminuindo assim a possibilidade de prejudicar a afiação da lâmina. É importante deixar o produto sempre em local seco e longe do alcance de crianças.

Kit para Churrasco 3 Peças Electrolux
Kit para Churrasco 3 Peças Electrolux

Se estiver em dúvida sobre a necessidade de afiar, faça o teste da fruta. Tente cortar uma banana, por exemplo, confira se o peso da própria faca inicia o corte, caso não, está na hora de afiar. As ferramentas mais recomendáveis são a chaira e a pedra de afiar, ambas permitem maior controle do resultado final. Para afiar basta deslizar a faca, sem muita pressão, somente com o peso da própria faca. Faça movimentos do fim a ponta da lâmina por três vezes de cada lado pelo afiador, em um ângulo de aproximadamente 20 graus, depois cheque o fio, como na imagem a seguir.

infográfico explica como afiar faca de churrasco 

Tábua para churrasco

Essencial para um bom churrasco, é sobre ela que o churrasqueiro fará os cortes e servirá aos convidados. O utensílio é fabricado em diferentes materiais, entre eles vidro, que não permite ranhuras; plástico, que evita escorregões; e em madeira, que, talvez sejam as mais populares, justamente por oferecer facilidade no ato de cortar e por sua maior durabilidade. 

carne sobre tábua de churrasco, ao redor vemos temperos e talheres

 

Estudos apontam o risco no uso de tábuas de corte graças a possibilidade de transmissão de bactérias agressivas ao organismo. O recomendável é dispor de uma tábua para cada alimento, especialmente para o corte de frango – que contém o maior número de bactérias. O mais importante é entender que, independentemente do material, a melhor forma de prevenção microbiológica é manter uma boa limpeza:

- Para tábuas de madeira o melhor é lavar com água e sabão, depois passar limão ou vinagre, secar bem e passar óleo de cozinha para proteger a madeira;

- Em caso de tábuas de plástico recomenda-se deixar de molho na água sanitária, lavar normalmente com água e sabão, e passar vinagre para retirar os resíduos da água sanitária;

- Para tábuas de vidro basta água e sabão para se livrar de odores e resíduos de alimentos.

Acessórios para um churrasco perfeito

Alguns acessórios podem facilitar, e muito, no preparo do seu churrasco. Recomendamos que opte por um trio indispensável: Faca de Lâmina + Garfo para churrasco +  Amolador, ambos presentes no Kit para Churrasco 3 Peças Electrolux. Todos de lâminas 100% de aço inoxidável e cabos de madeira de alta resistência. Além disso, o kit vêm em uma caixa de madeira, para preservá-los perfeitamente, e para melhor organização. 

mesa com condimentos, tábua de churrasco, carne cortada em pedaços e temperos 

 

Enquete

Qual acompanhamento de churrasco é o seu preferido?

Resultados... Vinagrete: 21% Maionese: 15% Farofa: 21% Pão de alho: 41%