apresentado por

Electrolux

Homepedia
Confira opções simples de decoração que podem deixar o seu apartamento pequeno no clima natalino

7 ideias de decoração de Natal para apartamento pequeno

Confira opções simples de decoração que podem deixar o seu apartamento pequeno no clima natalino

Árvore de natal branca ao lado de itens decorativos prata, incluindo pinhas e maçãs

O clima de Natal invade as cidades, com decorações vibrantes, grandes árvores e muitas luzinhas. Dá vontade de encher a casa com essas decorações, porém, às vezes um apartamento pequeno pode parecer uma limitação. Será que cabe uma árvore de natal na sala? Para que isso não seja um problema, Homepedia separou ideias simples e fáceis de serem colocadas em prática em casas de qualquer metragem, seja um apartamento pequeno, uma kitnet ou um studio, com essas dicas você não deixará de se contagiado pelo espírito de Natal.

1.Use pinhas na decoração

Pinhas sobre a mesa como decoração de Natal

As pinhas são um clássico da decoração de Natal, porém você pode pensar em novas possibilidades para o uso desse item no seu apartamento. A nossa dica é que você coloque pinhas em vasos transparentes ou cestos de vime. Aglutinando-as você transforma esse objeto simples em um belo arranjo que pode ser colocado sobre a mesa, em estantes ou até mesmo no pé da sua árvore de Natal. Se quiser fazer algo diferente, você ainda pode tingir as pinhas com tinta spray e deixá-las mais vibrantes. 

2.Galhos de pinheiro podem decorar pontos de sua casa

Galhos de pinheiro em detalhes da decoração de Natal de apartamento pequeno

Uma opção simples para espalhar o clima do Natal pela sua casa é utilizar galhos de pinheiro como uma decoração delicada. Você pode colocar ramos sobre a mesa de jantar, pendurados na parede ou até mesmo em suas estantes. É um detalhe simples, mas cheio de charme! 

3.Faça sua própria árvore de Natal 

Árvore de natal feita com galhos e luzinhas e decorada com bolinhas e itens de MDF

Há árvores de Natal que são grandes e ocupam um espaço muito grande - que em apartamentos pequenos é simplesmente impossível. Por isso mesmo essa nem sempre é a melhor opção para uma casa pequena, já que pode atrapalhar o fluxo e a circulação no ambiente. A nossa dica é que você utilize a sua parede, quem sabe criando uma árvore mais simbólica, que pode ficar pendurada. Você pode fazer ela em casa mesmo, usando galhos, barbante e itens decorativos, como bolinhas, estrelas ou laços de fita. 

No estilo DIY, uma ideia super simples e divertida é fazer o formato da árvore de Natal em sua parede utilizando as luzinhas típicas da época. É fácil  e dá todo um toque especial para a sala de seu apartamento. 

4. Paleta de cores para a decoração de Natal

Mesa de natal decorada, com toalha preta e itens que remetem ao pinheiro; atrás uma grande árvore de natal está iluminada

Para uma decoração natalina nem sempre é necessário sair comprando vários itens novos para a casa. Se você quer ser prático, é possível fazer uso de coisas que você já tem em casa com algumas pequenas mudanças. Escolha uma cor e invista em itens dessa mesma paleta. Uma solução econômica pode ser pintar com tinta spray itens decorativos que você já tem em casa de outros natais. Escolhendo um leque de duas ou três cores, você consegue criar uma decoração mais harmoniosa e que seja agradável aos olhos. A nossa dica é escolher tons como o prata, dourado, verde e vermelho e criar um equilíbrio entre as cores. 

5.Invista em luzinhas de Natal diferentes

Penduradas na parede ou em uma estante de forma despojada, as luzinhas de Natal já dão outro ar para a casa, independente do tamanho do espaço. Uma dica especial é pensar fora da caixa e escolher outras formatações de luzinha. No mercado hoje em dia já se encontra opções de luz de Natal em forma de estrelas, bolinhas e até flores, isso pode dar um toque bem único para a sua decoração.  

Luzes de natal em formato de estrela

6.Faça você mesmo uma decoração de Natal

Coloque a mão na massa, crie itens únicos para sua casa, não fique apenas dependente das decorações compradas em lojas. Com um pouco de criatividade e energia é possível fazer a sua própria guirlanda ou mesmo arranjos florais que darão um charme para sua mesa de jantar.

Pessoa faz guirlanda natalina com galhos de pinheiro

Se você se sentir mais à vontade com os trabalhos manuais, eles podem até se transformar em opções de presentes. As guirlandas feitas em casa, por exemplo, são carregadas de afeto e podem ser um presente muito especial.    

7.Faça arranjos de poinsétia

A poinsétia é aquela flor vermelha, típica do Natal, tanto que muitos até a chamam de flor-do-natal ou estrela-do-natal. Sua casa ficará muito linda com arranjos delicados colocados em pontos específicos, como na mesa de jantar ou na mesa de centro. Se você preparar a decoração com bastante antecedência, a nossa dica é que você opte pela versão sintética da flor, porém se quer fazer algo especial na ceia, vale investir em flores naturais, que trarão mais vida para a sua mesa de Natal. 

Arranjo de natal feito com a poinsétia, a flor vermelha do natal

Com essas dicas simples você já pode fazer uma decoração charmosa e acolhedora para o seu apartamento pequeno, sem ficar apenas preso à árvore de Natal. Coloque essas ideias em prática e preencha sua casa com o clima natalino.