apresentado por

Electrolux

Homepedia
Esses apartamentos compactos são indicados para quem tem uma rotina dinâmica e busca economia. Veja como organ

Vai alugar uma kitnet? Veja o que você precisa saber

Esses apartamentos compactos são indicados para quem tem uma rotina dinâmica e busca economia. Veja como organizar o seu espaço

Sair da casa dos pais ou optar por morar sozinho é uma decisão importante, que envolve não apenas questões financeiras e organização da mobília, como também atenção ao escolher o local onde se vai morar. Os apartamentos modelo kitnet podem ser uma boa opção para quem está buscando um lar para chamar de seu. A seguir você encontra dicas úteis para não errar na escolha do seu próximo endereço

O que é uma Kitnet?

Kitnets são apartamentos compostos por estrutura básica, sala, cozinha e banheiro. Nesses locais é comum que a planta tenha entre 20m² e 40m². Como o espaço é compacto, a sala e o quarto ficam no mesmo ambiente. Além disso, é comum que esses ambientes não tenham área de serviço. Sendo assim, muitas vezes, é necessário colocar a máquina de lavar roupas no banheiro

O termo kitnet é, na verdade, uma fusão das palavras kitchen (cozinha, em inglês) e dinnete (sala de jantar pequena em inglês). Pessoas que moram sozinhas, ou que ficam muito tempo fora de casa podem se beneficiar da locação de uma kitnet.

 Uma kitnet em um ambiente aberto com uma cama de casal ao centro e uma cozinha americana, com uma bancada de madeira

Por mais que sejam apartamentos com espaços reduzidos, existem kitnets em diferentes condições, tanto as recém-inauguradas quanto mais antigas. O acabamento do apartamento vai depender dos cuidados do proprietário, da idade do apartamento entre outros fatores. O importante é pesquisar diferentes opções que caibam no orçamento e sejam vantajosas em relação à logística, localização e necessidade.

O que são studios e lofts

Existem outros tipos de apartamentos construídos com espaço menor que podem ser confundidos com kitnets. Esses ambientes são os studios e lofts. Veja a seguir a definição de cada um: 

Studios também são conhecidos como apartamentos de solteiro e que mesclam áreas de estar, quarto e cozinha em um mesmo cômodo, somente o banheiro conta com uma parede dividindo o cômodo. Apesar de serem apartamentos com espaços reduzidos, os studios, em sua maioria, também contam com varandas, diferente das kitnets.

Um studiocom uma cama no centro e uma divisória de vidro, criando a sensação de dois ambientesria

Outro ponto é que os edifícios que contam com studios disponibilizam serviços extras, como lavanderia, cafeteria e academia. 

Já os lofts costumam ser um pouco maiores do que os studios e a kitnet e apresentam espaços integrados para área de convivência e cozinha, assim como nos studios, os lofts também possuem espaço separado para o banheiro. 

Além disso, esses espaços costumam ter um teto mais alto do que as kitnets e studios. Isso porque alguns modelos contam com mezanino, que costumam ser usados como quarto.  Tanto o studio quanto o loft são mais caros para alugar do que a kitnet.

 Um loft com espaços bem definidos, em que a sala está localizada no meio do ambiente, a cozinha está localizada na lateral e o quarto ao fundoO que considerar na hora de alugar uma kitnet

Espaço

Quem está saindo da casa dos pais ou morou em apartamento padrão precisa levar em consideração o espaço do apartamento. Kitnets são ambientes com espaço reduzidos. Portanto, se os seus móveis são muito grandes ou você pretende levar muitas coisas na mudança pode ser que você tenha problema no momento de organizar a mobília. 

Mas não se preocupe, existem maneiras simples de otimizar espaços sem perder o conforto. Uma alternativa é usar móveis que contam com compartimentos para guardar coisas, como camas com baú. 

Uma kitnet com armário de parede, ao lado de uma televisão, em cima de um hack de madeira, com duas poltronas ao lado e uma cama de casal à frente

Além disso, aproveitar o espaço das paredes é uma forma de organizar o local e deixar a área do chão livre. Você pode colocar prateleiras e armários acoplados às paredes para guardar o que precisar. 

Até mesmo a máquina de lavar pode ser instalada junto à parede. A Lava & Seca Electrolux Mini Duo (LSE03) é compacta e funcional. Perfeita para ambientes em que o espaço precisa ser otimizado. Contando com função lava e seca, ela é capaz de armazenar até 3 kg de roupas para lavagem e 1 kg para secagem.

Uma kitnet com uma máquina de lavar embutida em uma parede azul

A  Lava & Seca Electrolux Mini Duo (LSE03) é uma ótima opção para ser instalada em kitnets, por ser compacta e funcional

Rotina de uma kitnet

Pessoas que têm uma rotina dinâmica e que não costumam ficar muito em casa podem se beneficiar ao morar em uma kitnet. No entanto, quem trabalha em casa pode se sentir um pouco incomodado ao passar um longo período de tempo em um espaço pequeno. Se esse é o seu caso, tente organizar um espaço na kitnet para trabalho e estudo. 

Uma kitnet com espaços divididos, em que há uma bicicleta pendurada na parede, um violão em um suporte no chão, uma estante vazada ao fundo, uma mesa e uma cadeira de escritório e um sofá a frenteEletricidade 

Quem mora em um apartamento padrão, em que há divisões entre área de estar, cozinha e quartos, pode não se deparar com um problema tão grande, se houver uma tomada que não funciona direito ou uma lâmpada com mau contato. Porém, em uma kitnet existem menos opções de pontos de eletricidade. Sendo assim, é importante prestar atenção se as tomadas do local funcionam corretamente, a fim de prevenir reparos futuros. 

Uma kitnet com planta vertical com sofá, mesa, cozinha americana, armários de madeira com uma iluminação naturalJanelas e paredes

A mesma lógica vale para janelas e paredes. O mais indicado é optar por uma kitnet que conte com uma janela ampla para entrada de luz no ambiente. No caso das paredes, é importante verificar se existem rachaduras.

Uma kitnet com uma janela ampla, uma parede marrom com quadros, um sofá de dois lugares marrom e uma mesa com cadeiras à frente