apresentado por

Electrolux

Homepedia
Para a arquiteta especializada em projetos infantis, a decoração para o quarto deve ser alegre, segura e confo

Chegada dos bebês: como decorar um quarto para gêmeos unissex

Para a arquiteta especializada em projetos infantis, a decoração para o quarto deve ser alegre, segura e confortável

Dois sentimentos costumam acometer os pais quando eles descobrem sobre a chegada de gêmeos: um é o susto – mas também a alegria dobrada. Entre as várias questões que surgem, das mais práticas e urgentes é montar o quarto dos bebês.

A arquiteta Gabriela Marques, de São Paulo, leva sempre essas emoções dos pais em consideração para elaborar um projeto infantil, que é sua especialidade. “Um quarto de criança deve ser um ambiente alegre, divertido, seguro, confortável e que desperte o interesse dos pequenos”, ela diz.

O que é importante ter nele? Qual a melhor decoração para quarto? É mais indicado um quarto branco ou um colorido? Confira as dicas de Gabriela para você não errar.

Quarto branco de bebê

Quarto branco ou colorido?

Para Gabriela, o importante é que o quarto seja alegre e tenha harmonia. Portanto, uma cor sempre cai bem. “Não há restrição de cores quando se trata de um ambiente infantil. Todas as cores são para todas as crianças, independentemente do gênero”, diz.

Quarto colorido de bebê

Segundo a arquiteta, as cores podem ser aplicadas em todas as superfícies, nos móveis, nas paredes (papéis de parede são sempre uma boa pedida) ou mesmo nos objetos. “Mas é importante eleger uma destas superfícies para colocar mais cor e pegar leve nas outras para haver um equilíbrio”, ela aconselha.

A especialista explica: “Por exemplo, se vamos usar paredes coloridas, é uma boa ideia usar móveis mais neutros. Já se a pessoa quiser um berço supercolorido, melhor pegar mais leve nas paredes. Assim não enjoa, não carrega e não pesa o ambiente”.

Quarto de bebê com acessórios coloridos

Decoração para quarto infantil pede móveis multifunção 

Alguns móveis funcionam como curinga e, por isso, são boas aquisições. Um exemplo são cômodas que podem ser usadas como trocadores. “Em quarto de gêmeos, com exceção do berço, não precisa ter tudo duplicado”, aconselha Gabriela. “A área de troca pode ser a mesma para os dois bebês.”

Não existe uma disposição correta dos móveis no quarto – isso vai depender muito do tamanho do cômodo e das possibilidades que o ambiente proporciona. “O importante é que o layout seja bem pensado, e móveis feitos sob medida podem ser uma boa para isso”, diz. No entanto, é possível encontrar a maior parte dos móveis já prontos. “Inclusive berço duplo para gêmeos.”

Quarto com berços de gêmeos

Iluminação simples para decorar

Não é preciso grandes ideias para a iluminação do quarto dos gêmeos. “O importante é que ela tenha lâmpada dimerizável, ou seja, aquela em que os pais podem controlar a intensidade do brilho”, diz Gabriela. Outra sugestão é usar luz indireta, com abajures e arandelas. “São um ótimo recurso para deixar o quarto mais aconchegante, principalmente nas madrugadas”, afirma.

Quarto infantil com iluminação simples

Temas só nos acessórios

Gabriela prefere sugerir para seus clientes que não invistam em um quarto temático. “As crianças têm fases de adoração que passam rápido”, explica. Um quarto todo temático pode ser incrível agora, mas não necessariamente vai ser bacana daqui um ano.

No entanto, se os pais quiserem muito um tema no quarto dos gêmeos, a arquiteta tem uma sugestão: “Aplique o tema em objetos fáceis de serem trocados, como roupa de cama, almofadas, tapetes e quadros”.

Quarto de bebê temático preto e branco

Piso frio ou de madeira?

O piso do quarto depende muito da temperatura do local em que você vive. Se fizer muito calor, um piso frio vai bem. “Aqui em São Paulo, a preferência é sempre piso de madeira, que é mais aconchegante no inverno”, afirma a arquiteta

.Ela recomenda que os pais optem por tapetes de algodão que possam ir na máquina de lavar de casa mesmo. “Eles são superpráticos, antialérgicos e podem ser lavados semanalmente.”Quarto de bebê com tapete

Publicidade Publicidade Home