Montar o quarto do bebê é um momento muito especial na vida dos pais. Cada detalhe é pensado com muito carinho, desde a cortina, papel de parede aos brinquedos e móveis. Mas, além de ter uma decoração charmosa, o ambiente também precisa ser prático. Para isso, confira as dicas abaixo.
1. Influência das cores na decoração
Algumas pesquisas científicas provam que as cores influenciam nosso comportamento desde o nascimento. Até mesmo o feng shui faz esse tipo de análise. Por isso, aposte em tons clarinhos e calmos para criar uma atmosfera relaxante, perfeita para os primeiros anos do bebê, que precisa de um ambiente tranquilo para se desenvolver. Os tons pastel são uma escolha certeira e estão em alta na decoração.

Rosa, cinza e branco colorem este ambiente delicado, criado pelo escritório Quattrino Arquitetura. (Crédito: Divulgação)
2. Iluminação aconchegante
Invista em tons de luzes amareladas ou neutras pois elas não despertam o bebê com tanta facilidade. Para isso, opte por lâmpadas com temperatura de cor que ficam entre 3000k e 4000k. Usá-las é apostar em um sono mais tranquilo. As mamães também agradecem.

Luz amarela foi a aposta dos arquitetos do escritório Salles & Aldworth Arq e Design para dar uma atmosfera aconchegante a este quartinho. (Crédito: Divulgação)
3. Cantinho da amamentação
O momento da alimentação do bebê é muito importante. Nessa hora, o vínculo entre mãe e filho pode ficar ainda mais forte, por isso, invista em uma poltrona confortável para as mamadas que acontecerão ao longo de todo o dia e também as da madrugada.

Também do escritório Quattrino Arquitetura, este quarto tem uma poltrona de formato confortável, que abraça mãe e filho. (Crédito: Divulgação)
4. Os móveis do quarto do bebê
Para garantir praticidade na hora de cuidar do bebê, alguns itens são indispensáveis no quarto, como um trocador, um pequeno guarda-roupas e um berço. Na hora de escolher, procure por peças com cantos arredondados para que o bebê não se machuque. Outra dica bacana, é escolher móveis que possam ser usados em várias fases, como por exemplo, um berço que se transforma em cama.

A cômoda acopla o trocador neste quarto, assinado pelo escritório Stal Arquitetura. Repare que há nichos para cestos e no alto, prateleiras para pequenos objetos de decoração. (Crédito: Divulgação)
> Dúvida sobre como decorar um quarto de criança? Inspire-se nessas dicas do vídeo.