apresentado por

Electrolux

Homepedia
A organização do casório pede paciência e união nas finanças para garantir uma celebração perfeita e não se en

Planejando o casamento: passo a passo para ter uma festa perfeita

A organização do casório pede paciência e união nas finanças para garantir uma celebração perfeita e não se enrolar em dívidas. Veja como!

Casar custa dinheiro! Organizar o casamento não é uma tarefa fácil. Antes do grande dia, existem muitos detalhes para pensar e o orçamento é o principal deles. 

O segredo para fazer uma festa dos sonhos e sem estresse é o planejamento financeiro, mas antes vocês precisam ter uma conversa honesta sobre o casório. O casal vai precisar ter sintonia, dedicação e união nas finanças para não adquirir uma dívida descomunal. Assim, vocês conseguem elaborar estratégias para pagar os fornecedores e curtir o dia. 

Escolha a data da cerimônia 

O primeiro passo para organizar a festa é escolher a data - uma vez que os preços sofrem variação de acordo com o mês escolhido. Se vocês querem economizar, os meses de julho e agosto são menos procurados. Janeiro, maio e setembro são os preferidos das noivas. Portanto, se você optar por um mês de alta temporada, prepare-se para negociar.

Determine o orçamento da festa 

Agora que vocês conversaram para decidir que tipo de casamento querem fazer e quando será realizado, chegou o momento de estabelecer um limite de gastos. Muitas vezes esquecemos, mas devemos considerar o civil, religioso, lua de mel, lugar para morar e muito mais. Por isso, considere todas essas despesas na hora de delimitar os gastos da festa. Afinal de contas, a celebração dura apenas um dia de uma vida inteira juntos e vocês não querem começar o casamento com dívidas. 

Lista de convidados

O tamanho do casamento impacta os gastos, então é fundamental ter certeza de quantas pessoas vocês poderão convidar. Considere as pessoas com quem tem mais proximidade - não adianta convidar aquela amiga do ensino médio que você interage de vez em quando nas redes sociais. É importante respeitar o orçamento para não começar sua vida a dois no vermelho. 

A hora certa de definir a lista é antes de começar o planejamento - então envolva as duas famílias para poderem ter uma lista fechada o quanto antes. Desta forma, vocês conseguem começar a orçar os fornecedores de forma mais certeira.

Local do casório

Organizar os detalhes do casamento é super empolgante, mas antes de escolher o vestido, buffet e lembrancinhas, pensem no local da festa considerando o orçamento disponível. Vocês querem uma cerimônia mais intimista em um sítio? Busquem indicações e pesquisem os valores de aluguel. 

Procure vários fornecedores 

É hora de buscar os fornecedores. Pesquise vários orçamentos, compare os valores e avalie se o orçamento paga os serviços solicitados. Alguns casais optam abrir mão de alguns itens para priorizar outros, como as lembrancinhas para ter uma banda animando a festa.

Com todos os orçamentos em mãos, vocês podem ver quanto esse sonho vai custar, a quantia necessária que cada um deve poupar mensalmente e definir onde investir ao longo do tempo para realizar o casamento que vocês sonharam.  

Onde investir? 

O casal pode fazer aplicações mensais em um investimento único para o casamento. É muito importante que seja de alta liquidez - facilidade e rapidez com que o ativo é convertido em dinheiro.

Vale lembrar que para manter a organização você não pode deixar esse valor junto com a sua conta corrente, poupança ou outros investimentos. Deixe o dinheiro separado para não correr o risco de gastar sem perceber.

Parcele os pagamentos

Pagamento à vista tem a vantagem do desconto, mas quando se trata dos fornecedores de casamento, vale redobrar a atenção. Tente negociar a redução do preço e fechar o pagamento dividido em parcelas - desta forma, você se protege e garante a realização dos serviços com qualidade.

Presentes de casamento 

Não sinta vergonha de fazer uma lista de presentes. Tenha um olhar abrangente, que inclua itens mais baratos para quem não tem tanto dinheiro e produtos mais caros para quem deseja dar um presente bem bacana. Casais que já moram juntos preferem dinheiro para a lua de mel. Lembre-se fazer a lista com muita antecedência para que vocês consigam divulgá-la entre os convidados.

noivos e convidados comemoram casamento com festa em ambiente externo

Veja os últimos lançamentos para sua casa