apresentado por

Electrolux

Homepedia
Você pode ter uma bela festa mesmo com pouco dinheiro

Mini wedding: como organizar um casamento simples em casa?

Você pode ter uma bela festa mesmo com pouco dinheiro

Cada vez mais sofisticadas e cheias de detalhes, as festas de casamento se tornam, muitas vezes, mega eventos com direito a custos além do esperado. Claro, nem todos os casais têm o perfil e a disponibilidade para investir numa festa para 300, 500 pessoas, números muito comuns em salões de festa badalados. Com isso, de uns anos para cá, existe uma onda crescente dos chamados mini weddings.

Tratam-se de festas de casamento feitas propositalmente para poucas pessoas, geralmente os amigos e familiares mais íntimos, que dispensam grandes salões e serviços caros de buffet. Vale ser na casa em que o casal já mora, na casa dos pais ou na chácara da família. Muitas vezes, até a área da churrasqueira e a piscina dão ótimos cenários para mini weddings.  

Lorena Rodrigues e Junia Lane, sócias da plataforma especialista em casamentos, Lápis de Noiva, explicam as diferenças entre uma celebração mais reservada e o casamento tradicional e dão dicas de como planejar um casamento com pouco dinheiro.

Mesa decorada em um mini wedding

Como organizar um mini wedding? Dá para fazer em casa?

O mini wedding é uma tendência que veio para ficar, pois cada vez mais os noivos buscam uma celebração simples e intimista ao lado das pessoas próximas. Portanto, a maior diferença entre um mini wedding e um casamento grande será mesmo a lista de convidados reduzida. Tirando isso, a organização e o formato podem ser os mesmos, só que em um espaço menor e com um valor mais baixo de locação. E, por serem mais compactos, os mini weddings podem, sim, ser celebrados em ambientes em que as festas tradicionais não conseguiriam ser realizadas: como na própria casa, em um jardim, no restaurante preferido do casal e etc.

- Como preparar um noivado mais intimista e cheio de charme.

Gasta-se menos nesse tipo de festa ou tudo vai depender de como os noivos querem?  

Na teoria, o mini wedding pode sim ser mais econômico e realizado gastando menos do que os casamentos maiores, mas isso não é regra. Na lógica matemática, quanto menos convidados, menos gastos com buffet, lembrancinhas, bebidas e etc, certo? Mas, há noivos que aproveitam a oportunidade dessa comemoração mais íntima para investir no que há de melhor no mercado, com fornecedores de ponta e serviços mais caros e especiais.

Arranjo de flores sobre um móvel antigo em um mini wedding

É recomendado convidar até quantas pessoas?

São considerados mini weddings os casamentos com até 100 convidados. Mas existem festas desde com 35 pessoas. Tudo depende realmente de quem o casal quer ter por perto nesse momento e se querem uma festa investindo muito ou pouco dinheiro.

Vocês indicam que os noivos contratem uma empresa de decoração ou, já que pode ser em casa, fazer algo meio do it yourself?

Um pouco de cada. Achamos bacana os noivos terem uma empresa por trás da decoração, justamente pelo fato de não terem que se preocupar com mais essa tarefa e ficarem sossegados no dia da celebração. Mas também achamos incrível que os noivos coloquem a mão na massa e adicionem algumas coisinhas DIY no casamento, feitas por eles ou com amigos e familiares para deixar mais convidativo, tirar qualquer sensação de uma festa pronta e trazer mais significado ainda a um momento tão pessoal. Lembrancinhas, plaquinhas, caderninho de recados… O que a imaginação mandar pode entrar em cena. O melhor de tudo é que com sites de referências, não faltam ideias para se inspirar.

O mesmo vale para o serviço de jantar:  é ideal usar a louça da casa?

Se a noiva tiver uma louça bonita, que combine com sua decoração e seja na quantidade certa para os convidados, por que não? No entanto, há o risco, como em qualquer festa, de ter alguma peça danificada. Caso queira evitar esse tipo de prejuízo, atualmente existem empresas no mercado especializadas em locações de louças também para festas menores.

Mesa posta com pratos, talheres e folhagens em um mini wedding

Como lidar com o barulho na vizinhança e a questão dos convidados na portaria, se for em um apartamento?

Casamentos de dia são a melhor opção para essa questão e dão certo. Os noivos podem fazer uma cerimônia bem cedinho e servir um café da manhã, ou então um brunch, um almoço bem gostoso ou até um chá da tarde. Mesas longas com muitos elementos misturados servidos juntos (frutas, queijos, pães, frios, carnes, doces, oleaginosas como nozes e amêndoas, etc.), conhecidas como mesas pastorais, estão super em alta para 2019 e combinam muito com esse clima caseiro. Na portaria, deixar uma lista com o porteiro, ou se o prédio permitir, uma recepcionista checando os nomes dão conta do recado. Além disso, escolher casar de dia ainda ajuda a economizar com gastos de iluminação e as fotos com luz natural ficam incríveis.

 

Dicas para fazer um mini wedding:

Use a mobília da casa

Sofás, mesas e cadeiras da sala de estar e sala de jantar entram em jogo e dispensam a locação de móveis em empresas de festa. Esta seria uma solução apenas se for o caso dos noivos convidarem mais pessoas do que a quantidade de assentos disponíveis na casa. Se for necessário, mude a disposição dos sofás para criar ambientes - eles podem ir parar na varanda, por exemplo, para dar lugar à pista de dança na sala.

Moveis de madeira da casa usados na decoração do mini wedding

Festa dentro e fora de casa

Por mais que a casa tenha um jardim e a festa se espalhe por ele, não descuide da decoração interna e deixe os convidados livres para circularem por alguns ambientes (sala de estar, sala de jantar e banheiros sociais). Se a festa for à noite, aposte em abajures e acenda velas perfumadas para dar um clima intimista à celebração.   

Aparador com candelabro e arranjo em um mini wedding

Arranjos mais simples e com charme

Não é necessário fazer cascatas de flores e colocar vasos gigantes na sala da casa. Se você ou a dona da casa tem lindos cachepôs, coloque-os para jogo em um arranjo colorido de vasos e espécies tropicais.

Arranjo de flores sobre mesa posta em um mini wedding

Detalhes feitos à mão

Do convite às lembrancinhas, muitos detalhes podem ser feitos pelos noivos. Eles evitam gastos extras com empresas especializadas nesses artefatos e aproximam ainda mais o casal durante os preparativos

Lembancinhas simples em um mini wedding

Área coberta ou não?

Fica a critério do casal e vai depender da época do ano escolhida. De maio até setembro, chove menos, mas a grama pode estar mais seca e as árvores do jardim sem folhas, e nos outros meses pode acontecer de cair aquela baita chuva no dia. Para isso, é importante ter um plano B.

Um mini wedding armado na área externa da casa

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Receber e Festejar

    Dicas espertas para montar uma festa de Carnaval em casa

    Produto 1
    Sala

    Como escolher o jogo de jantar ideal para receber

Publicidade Publicidade Home