Casamentos pequenos, feitos para convidados selecionados, estão cada vez mais sendo celebrados nas casas de noivos e noivas que preferem uma festa mais familiar e intimista a uma celebração de grandes proporções em um salão de festas impessoal.
No entanto, sempre surgem algumas dúvidas antes de montar um evento tão especial e único como este, principalmente sobre como organizar a casa. Em um casamento em casa, a decoração exige exatamente a mesma atenção que em uma festa grande.
Para ajudar nessa tarefa, conversamos com Lorena Bosio (ao lado), designer e criadora do Instagram 500diaspracasar, que dá aqui ótimas dicas de como realizar uma festa especial sem sair de casa:

O que não pode faltar na decoração de uma festa de casamento em casa?
Detalhes que são a cara dos noivos! Vale até usar objetos pessoais para dar um toque intimista, como fotos de viagens do casal e elementos da própria casa. Flores também são sempre bem-vindas em qualquer tipo de comemoração. Se for uma festa mais informal, aposte em arranjos pequenos e delicados.

É possível fazer uma decoração de casamento simples e charmosa ao mesmo tempo?
Com certeza! Não é preciso gastar rios de dinheiro para fazer um casamento elegante. Aliás, dinheiro não tem nada a ver com bom gosto. É muito mais chique fazer algo que seja autêntico e que simboliza a união do casal do que ostentar algo só porque é moda ou tradição. Escolha um estilo que agrada aos dois e siga seu coração!

Qual o melhor lugar para posicionar a mesa de casamento, que abriga o bolo e os doces, em uma casa?
A mesa de doces é um dos pontos centrais de qualquer casamento – afinal, é uma das grandes atrações da festa. Posicione onde houver um bom fluxo de pessoas, como logo na entrada, por exemplo, e onde fique bem visível, para que todos possam aproveitar e se encantar com as delícias.

Quais os truques para conseguir uma decoração de casamento rústica, porém elegante?
O estilo rústico geralmente remete à fazenda e a materiais naturais, como madeira, mas também é bem-vindo na cidade, porque traz um ar mais caloroso e afetivo. Para adicionar um toque de sofisticação e não deixar caricato, misture metais, como cobre ou ouro envelhecido, e texturas secas, como juta, palha e linho.

A festa pode acontecer toda dentro da casa ou é fundamental ter uma área externa para pista de dança?
Tudo depende do espaço e do número de pessoas. Pensar no conforto dos convidados é essencial para receber bem. Se for utilizar a área externa, certifique-se de que terá um Plano B para o caso de mau tempo ou já invista de primeira em um toldo que cubra o local.

Vale usar os móveis da própria casa na festa ou melhor alugar extras com uma empresa?
Vale tudo. Aproveite os móveis que estiverem disponíveis e avalie o que precisa ser locado para completar. Uma tendência para este ano é o “indoors out” – ou seja, usar móveis de dentro da casa, como sofás e poltronas estofadas, do lado de fora para criar um cenário superaconchegante. Pontos extras se eles forem de veludo!
