apresentado por

Electrolux

Homepedia
Mão francesa, suporte “invisível”, prateleira de metal ou com suporte de sisal: confira opções que ajudam no d

Prateleiras para organizar e decorar: veja 9 ideias

Mão francesa, suporte “invisível”, prateleira de metal ou com suporte de sisal: confira opções que ajudam no décor da sua casa, do industrial ao romântico

As prateleiras servem para organizar os espaços e receber seus objetos de decoração, seus livros preferidos ou suas fotos de família. Contudo, as prateleiras, por si só, também são objetos decorativos e podem ajudar a definir o estilo da sua casa. Os diferentes formatos de prateleiras e estantes podem ajudar a compor a decoração de sua casa, seja ela mais delicada, clean ou industrial. Para te ajudar a escolher aquela prateleira que fará a diferença em seu lar, nós separamos ideias inspiradoras.

Cozinha simples com prateleira de madeira com potes de mantimentos

Prateleira de mão francesa: uma opção para diferentes estilos

A prateleira de mão francesa é o estilo mais comum em casas e funciona em diversos tipos de ambiente. Você pode optar por versões mais clean, como as prateleiras brancas ou mesmo as coloridas. Um detalhe que pode fazer diferença é a escolha do tipo de mão francesa: as versões mais simples são clássicas, mas se você optar por uma decoração mais romântica ou delicada, pode escolher mãos francesas que tenham mais trabalhos, como arabescos e detalhes em estilo colonial ou provençal.

Cozinha simples com prateleira de mão francesa em madeira com utensílios como canecas e potes

Uma versão mais industrial e rústica da prateleira de mão francesa

Se a decoração de sua casa é de estilo mais industrial, uma boa opção é escolher os acabamentos da prateleira de mão francesa em formatos mais sóbrios e rústicos, com o tom natural do ferro ou até mesmo em cores mais marcantes, como o prata, o dourado ou o cobre. Para dar um ar mais rústico, vale a pena ficar atento ao material de sustentação, pois uma placa de madeira sem pintura já pode dar um outro toque para seu espaço.

Cozinha simples com prateleira de mão francesa rústica com potes de mantimentos

Prateleira com suporte invisível: clean e moderna

Uma opção em alta no décor é a prateleira com suporte invisível, que parece flutuar em sua parede. Há um suporte interno nesse tipo de prateleira, que fixa a estrutura na parede, dando essa sensação de que não há suporte para ela, o que faz muitas pessoas até acreditarem que essa é uma opção mais frágil. De todo modo, isso é um mito, pois já há versões no mercado que sustentam um bom peso, funcionando até mesmo para que você coloque livros, potes com mantimentos ou objetos decorativos mais pesados sobre ela.

Prateleira de madeira com suporte invisível em cozinha

Que tal usar uma escada como prateleira?

Uma opção super charmosa é utilizar uma escada fazendo o trabalho da prateleira. Na varanda ou no quintal, ela é uma ótima solução para colocar plantas e vasinhos de temperos, por exemplo. Hoje em dia já há opções de escadas específicas para a decoração, assim como há estantes que se inspiram nas escadas e utilizam uma formatação semelhante, e funciona super bem em diversos ambientes, incluindo aí a sua sala ou seu home office.

Escada sendo usada como prateleira para livros e uma manta

Prateleira em metal

Os formatos de prateleira podem variar muito, por isso mesmo os itens em metal são bastante distintos e podem ser super charmosos em décors luxuosos ou de ar mais romântico. A opção da imagem, por exemplo, tem um tom dourado e um formato cilíndrico, servindo para a decoração do banheiro, do quarto ou até mesmo para a sala de estar.

prateleira-metal-douradaPrateleira simples em metal dourado com plantas suculentas expostas

Prateleira de canto: uma solução para aproveitar melhor o espaço

A prateleira de canto é ideal para espaços pequenos, como apartamentos ou kitnets. Essa opção é uma forma charmosa de decorar e organizar o espaço sem comprometer a circulação. Ela é super funcional para locais como a área de serviço ou lavanderia, por exemplo, onde você pode organizar itens de limpeza, produtos que precisam ficar no alto – distantes das crianças e pets – e utensílios domésticos.

Prateleira branca simples de canto

Prateleira com cordas de sisal: uma opção que mescla rusticidade e delicadeza

Essa prateleira traz um ar romântico e mais natural a qualquer ambiente e pode casar bem com a decoração da sala, do quarto e especialmente da varanda. Plantas, livros e discos ficam lindos em uma prateleira com sustentação com cordas de sisal. Você pode optar por uma estante em madeira crua ou em cores delicadas, como o branco.

Prateleira rústica sustentada por sisal com potes de cactos

Prateleira canaleta: ideal para trazer mais arte para seu décor

Essa opção de prateleira é mais fininha e conta com uma pequena proteção, para que seus quadros e livros fiquem expostos na parede, como se fosse uma galeria de arte. Essa opção é linda para colocar aquele seu livro favorito como parte da decoração da casa, por exemplo. Por sua estrutura mais fina, é indicado usar atrás do sofá ou mesmo acima de sua mesa de trabalho.

Prateleira canaleta branca sendo usada como porta-quadros em sala de estar

Prateleira nicho: vai bem desde a sala até o quarto das crianças

As prateleiras de nicho podem ser encontradas em opções redondas, quadradas e até no formato hexagonal – conhecido também como nicho favo ou nicho colmeia. Essa opção de prateleira é bem decorativa e pode ser uma ótima opção quando você quer dar destaque a um item, por exemplo, como um belo vaso em sua sala de estar ou um brinquedo preferido de seu filho no quarto das crianças.

Quarto infantil com prateleiras de nicho favo em cores diversas

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Organização

    Prateleiras para organizar e decorar: veja 9 ideias

    Produto 1
    Cozinha

    Armário de cozinha: 4 tipos para ambientes pequenos

    Produto 1
    Sala

    5 modelos de aparador para sua sala de jantar

Publicidade Publicidade Home