apresentado por

Electrolux

Homepedia
Eliminando excessos e categorizando os alimentos é possível encontrar um fluxo muito mais saudável para a orga

Organização de Cozinha e Despensa

Eliminando excessos e categorizando os alimentos é possível encontrar um fluxo muito mais saudável para a organização da sua cozinha e despensa. Veja como fazer!

Todos nós já concordamos que a cozinha é o coração da casa, já que os alimentos são armazenados, preparados e transformados ali. Por isso, além de muito amor, é preciso que eles sejam manuseados com higiene. E sabemos que uma cozinha desorganizada é mais propensa a acumular sujeira, que pode prejudicar a saúde de quem amamos. 

Com poucas dicas você será capaz de criar um ambiente limpo, organizado e aconchegante para fazer pratos gostosos e saudáveis para sua família.

1. Elimine os excessos e tudo o que estiver quebrado, em mau estado e, no caso da despensa, elimine os alimentos vencidos.

2. Agrupe os objetos semelhantes e setorize a sua cozinha para organizá-los próximo aos locais onde são mais úteis. Exemplos: temperos próximo ao fogão, tábuas perto do forno, etc. 

3. Organize os itens do dia a dia nas prateleiras mais acessíveis dos armários. O que não tiver uso muito frequente, você pode optar por deixar nos armários mais altos ou nos cantos, menos acessíveis.

4. Na despensa, a regra básica é sempre categorizar os grupos de alimentos: massas, temperos, petiscos, doces, matinais, farináceos, grãos, condimentos, latarias, misturas prontas, etc. 

5. Lembre-se de usar potes transparentes de vidro ou acrílico com tampa de fechamento hermético para conservar melhor os alimentos. 

6. Anote o nome e a data de validade em uma etiqueta e cole na parte de fora para controle. 

7. Utilize a técnica FIFO (First In, First Out): o primeiro que entra é o primeiro que sai, de acordo com a data de validade, para evitar o desperdício de alimentos. 

8. Para facilitar na hora de ir ao supermercado, mantenha uma lista de compras e controle o estoque dos alimentos. Essa simples ação pode te ajudar a economizar bastante no final do mês.

9. Se alguém de sua família está submetido a uma dieta específica (sem glúten, sem lactose, diet, etc), monte um cesto com os alimentos que só essa pessoa pode comer e etiquete com o nome dela. Assim, tanto ela quanto os outros moradores da casa saberão que aquele cesto é exclusivo. 

 9 dicas para organização da cozinha e despensa

Publicidade Publicidade Home