apresentado por

Electrolux

Homepedia
A Youtuber Rafa Oliveira, do canal Organize sem Frescuras, trouxe algumas soluções para guardar corretamente s

Onde e como guardar os alimentos na cozinha?

A Youtuber Rafa Oliveira, do canal Organize sem Frescuras, trouxe algumas soluções para guardar corretamente seus alimentos dentro ou fora da geladeira

Que as louças e os utensílios de cozinha devem ficar organizados nós já sabemos, certo? E as frutas, os ovos, o café, as verduras e legumes, como guardar da forma correta na cozinha?  A maneira como eles são acondicionados interfere em características como textura, sabor e até valor nutritivo, sem contar que podem durar muito mais. Abaixo, listei os lugares para cada item:

Batatas: Eu achava que o lugar das batatas era na geladeira, só que não. Se elas passam tempo demais na geladeira, o amido presente em seu interior pode produzir uma substância nociva à nossa saúde. Se você mora num lugar muito quente, é ideal comprar em pequena quantidade e deixar gelando por pouco tempo.

cebolas e batatas separados em cestos

Onde guardar? Na despensa ou na cozinha, mantenha-a em ambiente escuro, fresco e com circulação de ar.

Sugestões:

Gavetas estilosas e práticas para batatas, tomates, cebola e alho.

E que tal cestas fixadas num quadro de chapa de eucatex perfurado?

Cebola: A cebola também não gosta de morar na geladeira. No frio, a cebola tende a cristalizar e pode “perfumar” seus vizinhos com seu aroma característico.

Onde guardar? Assim como a batata, a cebola precisa de oxigênio para manter a consistência. Guarde-a num ambiente aberto, livre de umidade e ventilado.

cebolas e batatas em organizador na cozinha

Sugestões:

-Potes com tampas

- Um organizador de metal  na parede decora, organiza e aproveita espaços.

-Faltou lugar para organizar as cebolas e as batatas? Improvise com porta revistas.

Tomates: a temperatura ambiente é a melhor pedida, pois o resfriamento impede que o alimento amadureça direito. O tomate maduro, o gosto adocicado se intensifica, assim como a presença de compostos poderosos como o licopeno – antioxidante associado à prevenção do câncer.

mãos lavando tomates na pia da cozinha

Onde guardar? Fora da geladeira. Se os frutos já estiverem maduros, aí sim devem ir para a geladeira.

Alho: Eles duram até dois meses se guardados em temperatura ambiente. Na geladeira, a sua expectativa de vida é menor. O frio estimula a formação de bulbos, aquelas pontinhas verdes saindo dos dentes mais velhos, sabe? Agora, se o alho for picado ou descascado, aí sim devem ficar na geladeira e em potes bem fechados.

alhos inteiros e descascados sobre mesa

Onde guardar? do lado de fora da geladeira e em local arejado.

 Sugestões:

-Clássica e linda fruteira

-Potes de cerâmica para organizar com charme!

Ovos: Para quem guarda os ovos na porta da geladeira, saiba que não é o lugar correto. A variação da temperatura, do abre e fecha porta, faz o ovo estragar mais rápido. As sacudidas constantes ainda promovem o aparecimento de pequenas fissurinhas que favorecem o surgimento de micróbios nocivos.

ovos em organizadores dentro da geladeira

Onde guardar? Na parte interna da geladeira.

Verduras: elas são sensíveis ao frio, por isso a melhor pedida é guardá-las na parte debaixo da geladeira. Para mantê-las fresquinhas, guarde-as secas em recipientes com pouco ar, como potes tampados ou sacos plásticos vedados. Aqui em casa, eu gosto de usar um secador de saladas.

lavando folhas de alface na água com legumes e verduras em cima da pia

Para higienizar, recomenda-se fazer 3 etapas: lava na água corrente, deixe de molho em uma solução hipoclorada ( uma colher de sopa de água sanitária para cada litro d’água.)

Temperos: Se o clima estiver ameno, o vinagre aguenta firme fora da geladeira. Em regiões muito quentes é melhor que fique na geladeira para barrar mudanças indesejadas no gosto, no cheiro e na aparência. O azeite combina mais com a temperatura ambiente e protegido da luz.

temperos em organizadores na parede

Onde guardar? Em geral se dão bem com ambientes frescos.

 Sugestões:

-Aproveitando um cantinho no armário

-Bandeja para organizar, decorar e ficar prático.

Café: Muitas pessoas guardam o café na geladeira, acreditando que ele ameniza os outros odores. Isso de fato acontece, pois o café absorve os aromas próximos a ele e de quebra espalha a sua essência onde quer que ele esteja. Guardar o café na geladeira também aumenta a durabilidade do produto, se compararmos com a conservação em temperatura ambiente. Mas tem um detalhe: certifique de que o pote ou a embalagem estão bem fechados, caso contrário, o sabor e o cheiro da bebida podem ser alterados. Especialistas afirmam ainda que quando o café for armazenado na geladeira, você deve retirar uma porção sempre que for preparar a bebida. Essa porção deve alcançar a temperatura ambiente antes de ser preparada.

colher com pó de café

E você, como armazena os alimentos na sua cozinha?

Publicidade Publicidade Home