apresentado por

Electrolux

Homepedia
Para quem tem amor aos livros, veja dicas para criar um espaço todo especial em sua casa para guardá-los

Hora da leitura: 6 ideias de estante de livros para reproduzir em casa

Para quem tem amor aos livros, veja dicas para criar um espaço todo especial em sua casa para guardá-los

Você é do tipo de pessoa que tem coleção de livros em casa, mas nunca sabe como organizá-los? Sempre tem um pouco na mesa, outros jogados em um criado-mudo, às vezes até em cima de uma cadeira… Para se livrar dessa bagunça e ter seu livros sempre organizados e preservados, veja algumas dicas de estantes para ter em casa.Para se livrar dessa bagunça e ter seu livros sempre organizados e preservados, veja algumas dicas de estantes para ter em casa.

1) Estantes de madeira

Livros são pesados e precisam de uma sustentação firme, por isso é importante escolher materiais resistentes para que seu móvel não fique empenado. As estantes de madeira maciça ou de multilaminado são ótimas opções se você tem muitos livros. 

As estantes de madeira para livros podem vir em opções diversas, desde as mais clássicas, com cara de biblioteca antiga, até em cores mais modernas ou com nichos diferenciados. É importante ver o que mais se comunica com a decoração de seu espaço. Já para quem tem poucos livros, as estantes de MDF podem ser boas opções.  Estante grande de livros em madeira com detalhes em preto

2) Estantes de metal

Para oferecer a mesma resistência para seus livros, você também pode optar pelas estantes de metal, que são fortes e com alta durabilidade. Há desde opções mais industriais, com acabamentos mais rústicos, ou mesmo opções mais delicadas, em cores ousadas, como amarelo ou vermelho, por exemplo.

O modelo de metal é uma ótima opção de estante para sala e podem servir tanto para seus livros quanto para outros itens, como plantas, discos, quadros e peças de decoração.

Estante preta com plantasProjeto do SP Estudio Arquitetura. Foto: Nathalie Artaxo.

3) Estantes planejadas

Se você tem a opção de espaços planejados é ainda mais legal, pois você pode definir o tamanho da sua estante, bem como a profundidade dos nichos e outras demandas que sejam interessantes para você.

Uma ótima ideia é mesclar materiais, como por exemplo, estantes em que a estrutura de sustentação é de metal e os nichos são de madeira. Assim, você criar diferentes ambiências, tanto para seus livros quanto para objetos decorativos.

Em armários planejados para outros fins, você também pode incluir nichos e prateleiras que sejam úteis para seus livros, isto é, quando você planeja o guarda-roupa de seu quarto, por exemplo, você já pode pensar em um espaço aberto ou lateral que funcione como uma mini-biblioteca.

Estante de metal com nichos de madeira, com plantas e livrosProjeto do SP Estudio Arquitetura. Foto: Rafael Renzo.

4) Prateleiras para livros 

Para ambientes menores, onde não é possível planejar ou montar uma grande estante, pequenas prateleiras podem ser ótimas para criar pontos de leitura pela casa. Coloque algumas ao lado de armários ou na parede do corredor deixando aquelas edições mais bonitas à vista, participando da decoração da casa. 

Você pode escolher prateleiras de madeira com mão francesa ou mesmo as criativas opções flutuantes, em que você usa apenas um suporte metálico.

Prateleira branca simples com livros em quartoPrateleiras brancas em projeto do SP Estudio Arquitetura. Foto: Nathalie Artaxo.

5) Estante de livros para as crianças

Cantinho de livros em quarto infantil é uma ótima ideia de decoração, mas também de incentivo à leitura. Já pensou em criar uma para seu filho? As prateleiras expositoras são boas opções, pois deixam os livros infantis com a capa à mostra e de fácil acesso para as crianças. O ideal é escolher uma altura em que a criança possa acessar com facilidade, sem o auxílio de um adulto.  Estante de livros em quarto de criança, com formato de montanhas

6) Um espaço para seus livros de receitas

As estantes de livro podem inclusive entrar na decoração de sua cozinha, pois é ótimo ter seus livros de receita sempre à mão. Incluir nichos dedicados aos livros em seus armários planejados de cozinha pode ser uma ótima saída.

As estantes expositoras também funcionam na cozinha, já que os livros ficam dispostos de forma bastante utilitária. A dica é apenas deixar esse espaço de livros longe do fogão ou da pia, para evitar respingos de gordura ou água. 

Estante de livros pequena junto da bancada da cozinha Estante de livros acoplada à bancada da cozinha em projeto do Escritório Casa 100. Foto: Renato Navarro.

Publicidade Publicidade Home