apresentado por

Electrolux

Férias escolares: como organizar a casa?

O período de férias está chegando. Aqui mostraremos como é possível equilibrar ordem e diversão com crianças em casa e mudanças na rotina.

Com a proximidade das férias escolares, os pais logo se pegam pensando na mudança de rotina e como manter a casa organizada com as crianças por perto. Contudo, também é preciso permitir o espaço para que os filhos brinquem à vontade, mas não é por isso que a casa deva ficar bagunçada. A infância é o melhor momento para ensinar bons hábitos aos pequenos, por isso, aproveite este momento para unir diversão e responsabilidade. Confira algumas dicas de organização para estimular boas práticas nas férias que podem ser levadas pela vida toda.

Como organizar a casa? Com imposição de limites, a bagunça está liberada

Se sua casa não possui brinquedoteca, é importante definir espaços para brincadeiras, e assim, evitar brinquedos espalhados por toda casa. É importante reforçar para as crianças que elas são responsáveis por guardar os próprios brinquedos.

Caixas organizadoras ou cestas são uma ótima alternativa: etiquetadas, em cores diferentes ou personalizadas por vocês para melhor compreensão dos pequenos.     

Criança sentada no chão do quarto guardando brinquedos em sacola de pano.

Atividades em paralelo ao período de férias escolares

Pesquise por atividades que possam entreter as crianças também fora de casa, como museus, oficinas, cursos e aulas extras de artes ou esportes, assim, além de se divertirem, a rotina da casa não mudará tanto. Com tantas atividades externas, a criança gasta toda a energia e volta para a casa pronta para dormir. Se possível, planeje suas férias junto com as férias da criançada e até pense na possibilidade de uma viagem.   

Criança desenhando com tintas coloridas sobre tela em branco

Envolva as crianças nas atividades de casa

Com as crianças em casa não quer dizer que elas só vão brincar sem se preocupar com mais nada. Peça para que ajudem com atividades da casa, como colocar e tirar a mesa, secar a louça, tirar o lixo, entre outras tarefas que não sejam arriscadas para elas. Ensinar desde cedo a importância do trabalho em equipe, inclusive para manutenção da casa, é muito importante.

Pode ser divertido também preparar receitas simples, como bolo e biscoitos - apenas muito cuidado com a proximidade de crianças com o fogão. Faça com que se sintam importantes ao realizarem tarefas, valorize cada acerto, parabenize e sempre comemore a finalização da tarefa.

Mãos preparando massas sobre bancada com farinha de trigo, utensílios culinários e ovos.

Desenvolvimento natural da autonomia do seu filho

Pense na possibilidade de adequar o quarto dos seus filhos tornando o espaço livre e seguro, esses são princípios de um quarto montessoriano, onde bebês e crianças têm acesso à mobília e podem interagir com o que está ao seu redor: cômodas, mesas, cadeiras, prateleiras, brinquedos.

Caso a criança seja mais velha, é possível que façam as mudanças juntos. Dispor os objetos pessoais a altura do seu filho possivelmente o incentivará a separar a própria roupa e o material para escola, por exemplo.

Quarto infantil modelo montessoriano com brinquedos e móveis na altura de crianças pequenas

Incentive a solidariedade

Antes das aulas começarem, peça aos pequenos para que separem e escolham os brinquedos que não querem mais e roupas em bom estado que também já não sirvam. Explique a importância de doações e o quanto aquele objeto ou roupa pode fazer outra criança muito feliz. Você estimula boas práticas no seu filho, além de liberar espaços na casa permitindo mais organização nos ambientes.

Caixa com brinquedos dentro

Ajuda de familiares e amigos são bem-vindas para organizar a casa

Não se culpe por não conseguir dar conta de tudo sem ajuda. Se preciso, contrate um ajudante temporário ou chame os avós, tios e até aquela sua amiga com disponibilidade para passar o dia com as crianças.

Homem idoso segurando violão junto com criança

 

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas