apresentado por

Electrolux

Especialista dá 6 dicas de como manter a despensa organizada

Personal organizer Mylena Malagoli ainda ensina como guardar corretamente os alimentos para evitar desperdício


personal-organizer-mylena-malagoli Morar em uma casa com os ambientes organizados, além de trazer uma sensação de bem-estar, é muito saudável. Quando estamos falando do armazenamento de alimentos, o cuidado deve ser ainda maior – guardá-los da forma correta evita que estraguem. Por isso, é importante ter uma despensa para colocar as compras da feira e supermercado.

Abaixo, a personal organizer Mylena Malagoli, proprietária da empresa A Gente Organiza, especializada em trazer soluções em organização, traz 6 dicas para arrumar a sua:

 1.Prefira potes quadrados

Mylena recomenda cestos plásticos laváveis para armazenar os alimentos, pois facilitam na hora da limpeza, já que basta retirá-los do móvel. Potes herméticos, preferencialmente em formato quadrado ou retangular, evitam a perda de espaço.

despensa-cozinha-potes-alimentos

2. Secos sem molhados

Está em dúvida sobre qual a estrutura mais indicada para montar sua despensa de cozinha? Há opções como prateleiras, armários com porta de vidro, armário de madeira etc. A personal organizer considera que, independentemente disso, o principal é que todos os alimentos secos fiquem concentrados em um só local.

Despensa de cozinha organizada na vertical

3. Controle o estoque

Para saber o que você deve comprar na hora de ir ao supermercado e o que deve retirar porque está vencendo, mantenha a despensa em ordem, com alimentos divididos em categorias dentro dos cestos. “Acomode aqueles que vencem primeiro à frente dos que vencem depois”, pontua.

Despensa de cozinha organizada com alimentos divididos

4. Limpeza deve ser constante

Sacos de grãos, como de arroz, podem ser atacados por insetos, por isso, a melhor opção, de acordo com Mylena, é utilizar potes herméticos. Mantenha também uma limpeza semanal da área. Se o seu armário da despensa é de madeira, veja algumas dicas para limpá-lo.

Limpeza semanal da despensa de cozinha

5. Organização começa no mercado

Falta de espaço não é desculpa para manter as comidas da casa bagunçadas.

“O ideal é sempre contar com o bom senso na hora de ir às compras, pois é o momento em que começa uma boa organização. Espaços menores aceitam menor quantidade de coisas”, lembra Mylena.

Ela aconselha um planejamento bem-feito dos dias de ir às compras para que você não acumule muitos produtos em pequenos espaços, o que gera desperdício.Despensa organizada após compras no mercado

6. Divida os alimentos

Ela considera a categorização o melhor método, dividindo os alimentos, por exemplo, em “massas”, “grãos”, “óleos”, “enlatados”, “conservas” etc. Também é importante que todos fiquem ao alcance dos olhos, o que facilita a montagem da lista para o mercado e evita compras desnecessárias.

Divisão dos alimentos para despensa de cozinha organizada

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Cozinha

    5 dicas práticas para decorar a cozinha com charme

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas