Morar em uma casa com os ambientes organizados, além de trazer uma sensação de bem-estar, é muito saudável. Quando estamos falando do armazenamento de alimentos, o cuidado deve ser ainda maior – guardá-los da forma correta evita que estraguem. Por isso, é importante ter uma despensa para colocar as compras da feira e supermercado.
Abaixo, a personal organizer Mylena Malagoli, proprietária da empresa A Gente Organiza, especializada em trazer soluções em organização, traz 6 dicas para arrumar a sua:
1.Prefira potes quadrados
Mylena recomenda cestos plásticos laváveis para armazenar os alimentos, pois facilitam na hora da limpeza, já que basta retirá-los do móvel. Potes herméticos, preferencialmente em formato quadrado ou retangular, evitam a perda de espaço.

2. Secos sem molhados
Está em dúvida sobre qual a estrutura mais indicada para montar sua despensa de cozinha? Há opções como prateleiras, armários com porta de vidro, armário de madeira etc. A personal organizer considera que, independentemente disso, o principal é que todos os alimentos secos fiquem concentrados em um só local.

3. Controle o estoque
Para saber o que você deve comprar na hora de ir ao supermercado e o que deve retirar porque está vencendo, mantenha a despensa em ordem, com alimentos divididos em categorias dentro dos cestos. “Acomode aqueles que vencem primeiro à frente dos que vencem depois”, pontua.

4. Limpeza deve ser constante
Sacos de grãos, como de arroz, podem ser atacados por insetos, por isso, a melhor opção, de acordo com Mylena, é utilizar potes herméticos. Mantenha também uma limpeza semanal da área. Se o seu armário da despensa é de madeira, veja algumas dicas para limpá-lo.

5. Organização começa no mercado
Falta de espaço não é desculpa para manter as comidas da casa bagunçadas.
“O ideal é sempre contar com o bom senso na hora de ir às compras, pois é o momento em que começa uma boa organização. Espaços menores aceitam menor quantidade de coisas”, lembra Mylena.
Ela aconselha um planejamento bem-feito dos dias de ir às compras para que você não acumule muitos produtos em pequenos espaços, o que gera desperdício.
6. Divida os alimentos
Ela considera a categorização o melhor método, dividindo os alimentos, por exemplo, em “massas”, “grãos”, “óleos”, “enlatados”, “conservas” etc. Também é importante que todos fiquem ao alcance dos olhos, o que facilita a montagem da lista para o mercado e evita compras desnecessárias.
