apresentado por

Electrolux

Homepedia
Bagunça na casa nunca mais! Veja dicas para fazer com que os filhos colaborem e aprendam as tarefas de casa de

Ensinando os filhos a serem mais organizados

Bagunça na casa nunca mais! Veja dicas para fazer com que os filhos colaborem e aprendam as tarefas de casa de forma tranquila

Sabemos que pessoas organizadas são mais produtivas, conseguem ter mais tempo para o lazer e com isso levam uma vida mais tranquila e feliz. Quem é mãe ou pai, deseja essa tranquilidade para os filhos, mas como ensiná-los?

Se você é naturalmente organizado, ou é uma pessoa que mantém o esforço diário para manter a organização, já está no caminho certo. As crianças aprendem muito mais pelo exemplo e crescer em um ambiente com cada coisa em seu lugar, sem objetos acumulados e desnecessários já é um primeiro e grande passo! Afinal, não tem como você cobrar do seu filho tarefas que você não faz.

O exercício de desapego é muito importante, quando eles ganham um item novo, vale avaliar junto com a criança a possibilidade de doar um antigo, mostrando para ela que não é necessário ter uma grande quantidade. Como exemplo, se a criança costuma usar dois pares de tênis, ao ganhar um terceiro, mostre para ela que no armário não tem espaço para três pares, que ela não precisa de tantos e que outra criança pode estar precisando de um tênis. Da mesma forma pode ser feito com os brinquedos, tenha um número específico de caixas organizadoras, quando elas estiverem lotadas, selecione, junto com a criança, os que não estão em bom estado para serem descartados e outros para serem doados.

Saber o lugar de cada coisa também é importante e para as crianças pequenas, podemos usar etiquetas com desenhos, coladas nas gavetas e caixas organizadoras. Explique para elas, de forma lúdica, que cada objeto tem a sua casinha, fazendo com que ela participe dos momentos em que você guarda as roupas no armário, ou os brinquedos nas caixas.

Ter menos objetos facilita a organização, no caso dos brinquedos, se você deixar todos à mão, a criança vai espalhar tudo que ela tem e a hora de guardar se tornará difícil e cansativa. A dica é ter algumas caixas, mas em cada dia ela escolhe uma para brincar, assim não enjoa tão rápido dos brinquedos, pois estará brincando com apenas parte do seu acervo e a hora de guardar será mais tranquila. 

Na hora da troca de roupa, vá explicando para a criança que as peças sujas vão para o cesto, mas que algumas podem ser usadas novamente. Aos poucos você vai mostrando como reconhecer a roupa suja e com o tempo, quando a criança estiver maior, vai poder ajudar nessa tarefa. Nessa hora, ter um cesto de roupa suja e um cabideiro no quarto ajuda muito. 

Aos poucos, de acordo com que vão crescendo podem ter pequenas tarefas dentro de casa, pequenas responsabilidades para aprenderem que quando as tarefas são divididas, não pesa para ninguém.

mãe e filha no quarto organizam roupas

Veja os últimos lançamentos para sua casa