apresentado por

Electrolux

Homepedia
Se organizar direitinho, tem espaço para todas as roupas e acessórios. Dafne Amaro explica como suas peças pod

Especialista dá dicas para deixar o guarda-roupa organizado e funcional

Se organizar direitinho, tem espaço para todas as roupas e acessórios. Dafne Amaro explica como suas peças podem durar mais se acomodadas da maneira correta

Dafne AmaroEm apartamentos de metragem restrita e armários pequenos, acomodar todas as roupas e acessórios é um desafio. Você sabe, por exemplo, que a maneira como você guarda as peças pode fazer com que elas durem menos? Expert em arrumação, a personal organizer Dafne Amaro dá dicas de organização e ensina a maneira mais eficiente de dobrar e guardar suas roupas sem danificá-las. Confira abaixo:  

Maneiras de arrumar

É melhor guardar as roupas em rolinhos ou dobradas? Dafne diz que isso depende do espaço que você tem. “Por exemplo, se você guarda as suas camisetas em prateleiras, dobrá-las do jeito tradicional é uma boa ideia. Se você as coloca na gaveta, fazer rolinhos pode ser melhor, desde que estejam justos para que não desenrolem com o movimento de abrir e fechar da gaveta”, recomenda.

Camisetas guardadas em gavetas

 

Guardando acessórios

Lenços e cachecóis podem ser dobrados ou pendurados, já que há cabides próprios para acomodá-los. “Chapéus e bonés, por serem estruturados, não podem amassar. Por isso, o melhor é ter um espaço específico para eles. Você pode, por exemplo, colocar uma caixa dentro do armário para guardar essas peças.”

Prateleira de nichos para guardar acessórios

 

Peças menores

Confira as dicas de Dafne para guardar meias e sutiãs:

Meias: nunca devem ser guardadas em bolinhas. Desta forma o elástico da peça fica tensionado, fazendo com que a meia dure menos.
Sutiãs: os com bojo não podem ser dobrados e a melhor forma para guardá-los é fechar os ganchinhos e manter um atrás do outro. Os sem bojo podem ser dobrados.

Como guardar sutiãs

 

Tipos de cabides

A variação de preços e materiais dos cabides é grande. “O cabide que eu mais gosto é o de veludo. Ele é resistente, ocupa pouco espaço  e não marca as roupas. Porém, em geral, é o mais caro”, pontua. Dafne considera que o melhor custo-benefício são os cabides de madeira, que são resistentes e têm um valor honesto. “Prefira os envernizados para evitar que descasquem, o que pode estragar as roupas.”

Roupas organizadas em um armário com cabides

 

Como não amassar camisas e ternos?

Dafne aconselha pendurar camisas e ternos em cabides resistentes e, se possível, com ombreiras. “Esses cabides têm as laterais mais largas, que ajudam a manter a sustentação dos paletós e evitam que eles amassem”. O ideal, porém, é evitar que as roupas fiquem apertadas no armário, o que dificulta no momento de visualizá-las e as amassa ao retirar e as mangas podem ficar dobradas no fundo do guarda-roupas.

Ternos organizados em um armário com cabides

 

Organizadores para guarda-roupa

Em lojas de decoração e objetos para casa, há organizadores específicos para alguns espaços. Eles podem ser úteis para te ajudar a manter tudo em ordem dentro do guarda-roupas. Os organizadores colmeia são os favoritos de Dafne, pois podem ser de vários tamanhos e servem para organizar uma infinidade de objetos. “São ótimos para organizar meias, cuecas, calcinhas, sutiãs e até roupas de academia, que costumam ser difíceis de manter dobradas.”

Gaveta para acomodar cintos, gravatas e relógios

 

Evitando o mofo

É recomendado esperar que as roupas sequem totalmente antes de guardá-las no armário, além de deixar as portas do móvel abertas eventualmente para que o ar circule. “Você também pode deixar dentro do armário um pedacinho de giz de lousa para prevenir o mofo”, indica Dafne. Neste caso, apesar de um guarda-roupa sem porta acumular mais poeira, tem a vantagem de estar sempre arejado.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Quarto

    Acabou a bagunça: 5 dicas de como organizar o quarto

    Produto 1
    Lavanderia

    Cuidado com tecidos: 4 dicas para usar a secadora de roupas corretamente

    Produto 1
    Cuidado com a Casa

    Casa bagunçada: personal organizer dá dicas de hábitos para deixar tudo organizado