apresentado por

Electrolux

Homepedia
Especialista dá dicas de organização que podem deixar sua cozinha com ate 30% mais de espaço

Cozinha organizada: como ganhar mais espaço no ambiente?

Especialista dá dicas de organização que podem deixar sua cozinha com ate 30% mais de espaço

Desapego. Essa é a palavra-chave para ganhar até 30% mais espaço em sua cozinha. A dica é da personal organizer Michele Trevisan, que conta que aprender a sistematizar as coisas e colocar objetos e utensílios em ordem e nos locais apropriados transformou a vida dela – e pode também transformar a sua. Vale a metáfora: casa organizada é uma vida organizada.

A organizer Michele Trevisan

“A primeira etapa imprescindível para organizar e ganhar espaço é descartar da cozinha tudo aquilo que não se usa mais: utensílios e louças quebradas, panelas e eletros que você não usa há um bom tempo e que podem ser úteis para outras pessoas”, conta ela. “Sabe os quatro jogos de talheres que você ganhou e colocou na mesma gaveta? Então! Pode ser a chance de fazer o desapego.”

Segundo a especialista, não existe organização e milagre do espaço sobrando em uma cozinha abarrotada de itens. “Se você desapegar de tudo o que não usa, garanto que vai aumentar o espaço útil de armazenamento da sua cozinha em cerca de 30%. Se você é acumuladora, certamente conseguirá ganhar ainda mais espaço após o desapego.”

Utensílios de cozinha de porcelana e bambu

 Veja abaixo outras dicas superúteis de Michele, que faz um alerta: “Não existe regra para organização. Existe o que funciona melhor para cada família”.

Dicas de organização na cozinha: preze pela funcionalidade

A personal organizer afirma que se os itens de uma mesma categoria estiverem juntos, como copos com copos, temperos com temperos, já é um grande caminho percorrido para ter uma cozinha organizada.

Como deixar uma cozinha organizada

 “Mas o que mais a torna organizada de verdade é deixá-la funcional. E funcional quer dizer pegar sem esforço para usar e devolver ao lugar com a mesma facilidade e rapidez”, explica Michele.

É preciso, portanto, pensar qual é o local ideal para cada categoria. “Temperos que você utiliza todos os dias devem estar sempre com fácil acesso, e não no armário basculante em cima da geladeira, por exemplo. Nesse armário aéreo eu deixo itens que uso com baixíssima frequência, como a batedeira.”

Na altura dos olhos, que é o local mais nobre, deve ficar tudo o que é mais importante – ou seja, tudo o que você mais faz uso.

Utensílios mais usados da cozinha na altura dos olhos

Abuse dos aramados para um armário organizado

Há uma série de organizadores no mercado que foram criados especificamente para cozinhas. Um deles (ou alguns) vai ser ideal para sua necessidade.

Michele conta que usa muito aramados em seus projetos: são aquelas peças de inox ou varões de aço encaixáveis nos armários que servem como prateleiras extras. “Muitas vezes colocamos os copos na prateleira e sobra aquele espaço aéreo não aproveitado em cima”, diz ela. É lá que vai a peça.

Aramados para organizar os armários

 Os aramados favoritos da especialista são as prateleiras de canto, que encaixam nas quinas ociosas do armário e são muito úteis para colocar pratos. Ela também gosta do pendurador de xícaras e taças. “E os gavetex, uma gaveta de inox que encaixamos na prateleira para usar o espaço logo abaixo dela”, conta.

Como organizar panelas?

Para Michele, ter um armário organizado é uma das maiores dificuldades das pessoas. A solução não é tão simples: “A melhor forma de acomodar panelas é aquela que seu armário vai comportar”, conta ela. Portanto, se houver espaço para guardá-las tampadas, ótimo. “É só dispor da maior para a menor e ficará prático.”

No entanto, se seu armário é pequeno, a solução é empilhar as panelas. “Nesse caso, eu sempre coloco um papel-toalha ou uma esteira de escorrer copos, cortada no diâmetro da panela, dentro da peça que vai receber outra, para evitar que fiquem riscadas.”

Armário organizado visto de cima

 As tampas podem ir sempre ao lado das panelas, de preferência em um organizador aramado específico para ela. “Assim, elas ficam em pé e encaixadas”, diz Michele.

Separadores e cestos são úteis

A personal organizer também faz bastante uso de separadores para manter armários e gavetas em ordem. “Imagina uma gaveta com concha, escumadeira, pegador e tesoura sem os separadores. Quando você arrumar, ficarão alinhados, mas basta fechar a gaveta e abrir novamente e você vai ver que já se misturaram”, diz.

Gaveta organizada com separadores

 Segundo ela, os separadores criam limite de espaço, garantindo que cada item fique no local que você deixou, mesmo abrindo e fechando a gaveta. “Já nos armários, principalmente nas despensas, uso muitos cestos organizadores transparentes, que ajudam a setorizar os tipos de alimentos.”

Se você tem gavetas ociosas, pode inclusive usar separadores para guardar copos nelas. Mas, de novo, é preciso avaliar a funcionalidade dessa ideia para sua família. “Se você tem filhos pequenos e a gaveta é na altura deles, é arriscado”, alerta a especialista.

Publicidade Publicidade Home