Até pouco tempo atrás a ideia de ter um escritório em casa era impensável para a maioria das pessoas. No máximo, havia aquelas casas enormes com um biblioteca cheia de livros. Mas funcionava mais como um local de leitura que de trabalho efetivo. Hoje, porém, o empreendedorismo chegou com força e muita gente optou por ter um espaço reservado em casa para trabalhar e economizar no aluguel de escritórios.
Separamos algumas dicas para que este espaço seja funcional, organizado e limpo, facilitando a concentração e produtividade no dia a dia.
1. A sua mesa é um retrato da sua mente. Se ela estiver bagunçada, já sabemos o que se passa dentro de você. Nem sempre o caos é criativo. Em cima da sua mesa, deixe apenas o que estiver utilizando para trabalhar em cada momento.
2. Organize lápis, lápis de cor, canetas, canetinhas, borrachas e outros itens de papelaria em canecas e deixe visível e de fácil acesso em cima da mesa. Mas cuidado com o excesso. Se tiver muitos itens, escolha alguns e guarde (ou doe) o restante.
3. Use caixinhas dentro das gavetas para colocar os itens menores: grampos, clipes, elásticos, apontadores, calculadora, grampeador, etc.
4. Tenha uma caixa de entrada para os documentos que chegam. Crie o hábito de analisá-los diariamente para tomar as decisões necessárias em relação a cada um deles.
5. Fios, cabos eletrônicos e adaptadores podem ser organizados em caixas e identificados para facilitar sua visualização.
6. Categorize os livros por assunto, autor, ordem alfabética, tamanho ou pela cor da lombada.
7. Otimize o espaço vertical, com o uso de prateleiras, e organize pastas, livros e caixas maiores nelas.
8. Faça uma revisão periódica da sua biblioteca e dos seus documentos (leia o post sobre organização de documentos) para não acumular itens desnecessários.
Alessandra Melo