apresentado por

Electrolux

Homepedia
É muito fácil se deixar levar pelos descontos das lojas, mas o barato pode sair caro se você não tiver control

Como aproveitar as liquidações sem estourar o orçamento

É muito fácil se deixar levar pelos descontos das lojas, mas o barato pode sair caro se você não tiver controle financeiro. Veja como fazer boas compras

A temporada de grandes promoções está aberta e eu sei o quanto é difícil resistir aos preços baixos dessa época. São muitas oportunidades para adquirir itens que você precisa por um valor justo - mas isso não pode ser uma justificativa para comprar por impulso, estourar o orçamento e ficar endividada. Por isso, eu tenho alguns truques para aproveitar ao máximo as liquidações e fazer boas compras sem deixar a conta no vermelho. 

Escolha o pagamento à vista 

A primeira dica é certificar-se que você tem dinheiro na conta para pagar em uma tacada só. O risco e o custo de fazer compras parceladas são enormes. Ao contrário do que diz o comércio, aquela oferta de "10 vezes sem juros" não existe - os juros estão embutidos no valor do produto.

A compra parcelada é sua inimiga e quando os gastos acumulam, é fácil perder o controle. Para se ter uma ideia, um levantamento do Banco Central (BC) aponta o parcelamento e as compras por impulso como os principais motivos do endividamento no Brasil. 

Faça uma lista de compras 

Essa é uma forma de controlar os gastos por impulso, pois, muitas vezes, você pode mudar de ideia sobre os itens que deseja. Entrar em uma loja em liquidação para “ver as novidades” é um convite para comprar produtos que você não precisa. Faça anotações e, tanto nas lojas físicas quanto e-commerces, vá direto na sessão que você quer. 

Estipule um limite de gastos 

Com o dinheiro e a lista em mãos, é hora de estabelecer o valor máximo que você está disposta a pagar naquele produto. Quando você determina um limite de gastos, fica mais fácil avaliar se o item está caro ou barato. Além disso, é uma ótima estratégia para driblar a conversa dos vendedores e controlar os impulsos consumistas. 

Garimpe seu armário 

Sei que fazer compras é animador, mas antes de ir ao shopping, verifique o seu armário e confira se você já tem aquela peça de roupa ou acessório. É comum nós termos o item no fundo do guarda-roupa e esquecermos. 

Compare os preços 

O truque mais comum do comércio é maquiar os descontos - inflar o preço dos produtos dias antes para depois simular uma redução no valor. Pesquisar e comparar os preços antes e depois do período de liquidação é a melhor forma de fazer um bom negócio. 

Faças as compras com calma

 Não adianta sair correndo para o shopping na hora do almoço. A pressa pode gerar uma tensão desnecessária e te fazer tomar uma decisão errada. Reserve um tempo na sua agenda, vá com calma no final de semana e lembre-se que não é a última liquidação da sua vida. Você terá outras oportunidades de aproveitar os preços baixos e fazer boas compras. 

mulher fazendo compra online segurando o cartão crédito

Veja os últimos lançamentos para sua casa