apresentado por

Electrolux

Homepedia
A consultora de organização do É de Casa ensina como deixar sua cozinha mais funcional

Armário de cozinha: Priscila Saboia dá 5 dicas de como organizar

A consultora de organização do É de Casa ensina como deixar sua cozinha mais funcional

A organizer Priscila SaboiaCozinha é espaço de reunir a família, preparar comidas gostosas e aproveitar momentos únicos, por isso a organização nesse espaço pode simplificar as coisas, especialmente dentro de seu armário. Para nos ajudar nessa missão, a organizer Priscila Saboia, consultora de organização do É de Casa, da Rede Globo, nos deu algumas dicas iniciais para que sua cozinha fique mais funcional.

Segundo Priscila, a organização na cozinha traz “bem-estar para a família, economia e limpeza para com os alimentos”. Ela também reforça que mantendo nossos armários organizados podemos ficar mais atentos à validade dos produtos, para assim não desperdiçar nada. Além disso, armários mais bem cuidados possibilitam uma maior vida útil de suas louças e utensílios, evitando quebras ou desgastes.

Potes herméticos de vidro com diferentes alimentos, como macarrão, aveia e castanhas.

Vamos ao passo a passo para que seu armário fique mais organizado, segundo Priscila:

1) Primeiro se pergunte: como você usa a sua cozinha?

É o seu uso que definirá a organização da cozinha, pois “assim fica mais fácil decidir onde você vai guardar cada objeto/utensílio. Por exemplo: se você cozinha todos os dias e usa muito os utensílios de mexer a comida, o ideal é que isso fique próximo ao fogão, onde você precisa deles”, afirma Priscila.

O mesmo serve para as suas louças: aquelas de uso cotidiano devem ter fácil acesso, já aquelas especiais, que você não usa sempre, devem ficar guardadas de forma mais cuidadosa, talvez em um local mais alto ou mais fechado.

Talheres separados em compartimentos de vime dentro de uma gaveta.

2) O que pode ficar de fora do armário?

Para responder essa questão, também é necessário que se pense nos usos que você faz da cozinha: utensílios como colheres grandes, escumadeiras e espátulas podem ficar pendurados fora do armário, se você os utilizar de forma frequente.

Detalhe de uma estante do armário onde vemos talheres em uma cesta de vime, potes herméticos, temperos e louças.

As facas, por exemplo, podem ficar de fora do armário, em um porta-facas de madeira ou magnético, o que evita o contato delas com outros utensílios dentro da gaveta e também evita possíveis cortes.

Priscila reforça, no caso de “armários abertos, a grande preocupação é com poeira e gordura. Se tudo que está exposto for usado com frequência é muito mais fácil de mantermos tudo limpo e organizado. Então a dica pra quem tem armários abertos é focar em ter apenas o que você usa com frequência”.

Utensílios de cozinha, como espátula, concha e fuê pendurados em sobre o balcão da pia.

3) Como guardar as panelas?

“Panelas idealmente devem ser guardadas próximas ao fogão”, explica. “Você pode colocar as panelas uma dentro da outra, da maior para menor. E para que o fundo de uma panela não risque a base de outra panela, você pode usar papel toalha entre as panelas, para evitar riscos”.

Gaveta do armário entreaberta, onde se vê panelas inox guardadas.

4) Como armazenar os alimentos após abertos?

“Sempre que um alimento for aberto, o ideal é que a gente retire do saquinho que veio, colocando em potes herméticos (com fechamento bem firme) e que você identifique com o nome do alimento e a data de validade”, explica Priscila.

Preencher os itens com a data de validade é fundamental para evitar o desperdício de alimentos, além disso, uma boa dica é que alimentos com menor prazo fiquem mais à vista, assim você os utiliza antes do vencimento.

Potes herméticos armazenam alimentos dentro de uma gaveta do armário de cozinha.

5) Como guardar potes plásticos, sem perder as suas tampas

Priscila explica que “o ideal é que se guarde cada pote com sua tampa”, todos fechados, “assim sabemos exatamente se o pote tem ou não a tampa”. Para que eles não fiquem com cheiro após fechados, é importante que fiquem bem sequinhos antes de serem guardados.

Se espaço for um problema, então a solução é guardá-los conforme os tamanhos, um sobre o outro: do maior pote para o menor e da menor tampa para a maior, ficando atento para que pote e tampa não se separem.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Organização

    8 dicas práticas para organizar a sua mudança sem estresse

    Produto 1
    Cozinha

    Drama da geladeira pequena: aprenda como organizar

Publicidade Publicidade Home