apresentado por

Electrolux

Homepedia
O planejamento financeiro é fundamental para economizar e evitar dissabores durante a reforma da casa. Descubr

Ano novo, casa nova: saiba como planejar uma reforma

O planejamento financeiro é fundamental para economizar e evitar dissabores durante a reforma da casa. Descubra como se organizar

Ao longo do tempo, todo imóvel tem que passar por modificações. Você olha ao seu redor e pensa que as paredes merecem uma nova cor, o piso precisa ser trocado e a edícula que fica no quintal poderia ser derrubada para dar espaço a uma piscina ou jardim. Para algumas pessoas, o desejo de realizar a tão sonhada reforma da casa é uma das famosas resoluções de ano novo. 

Todavia, precisamos ser francas e admitir que reformar um imóvel exige muito planejamento e paciência. Além dos gastos exorbitantes com mão de obra e material, existem várias situações em que a conclusão atrasa e a obra leva mais tempo que o previsto - sem mencionar a bagunça e o barulho diário. 

Se você pretende levar essa empreitada adiante, será necessário elaborar um bom planejamento financeiro para economizar.

Avalie as modificações que deseja fazer 

É essencial definir todas as áreas e cômodos que serão reformados. Procure profissionais qualificados, informe-se sobre o que é possível modificar e considere outros possíveis reparos, como a manutenção das instalações elétricas, infiltrações, rachaduras, entre outros. Não negligencie esses restauros pensando em economizar agora, pois no futuro podem custar caro e você terá que gastar dinheiro duas vezes.

Procure indicações de profissionais 

Tenha em mente que a reforma de uma casa envolve sua segurança e bem-estar. Por isso, busque recomendações de profissionais qualificados que realizarão a obra com qualidade e respeito ao prazo de entrega. Pesquise referências de trabalhos anteriores dos arquitetos, engenheiros, pedreiros, pintores e eletricistas. Verifique ainda se os ex-clientes ficaram satisfeitos com o resultado final e o tempo do serviço.

Defina seu orçamento de gastos 

Assim que você tiver uma visão panorâmica das intervenções que precisam ser realizadas, faça uma lista com os gastos aproximados e veja em quais despesas é possível economizar. 

Com todos os custos no papel, é possível estabelecer o valor mensal que você deve poupar para negociar descontos nos materiais de construção e pagar à vista. Pague os prestadores por etapas, assim você acompanha o desenvolvimento da obra e garante a conclusão no prazo.

Pesquise os preços dos materiais de construção

Peça orçamentos em lojas diferentes, compare e tente negociar descontos. No entanto, fique atento em relação ao custo-benefício. Materiais baratos, mas de baixa qualidade, podem durar menos e causar prejuízo se em pouco tempo você tiver que substituí-los.

Faça um seguro para a sua obra

Deixar de contratar um seguro é uma economia que pode custar caro. Infelizmente, é comum haver algum acidente na reforma - e quem ficar desprevenido pode acabar com um prejuízo grande. Pesquise preços e encontre o seguro que faz mais sentido para proteger a sua casa e o seu patrimônio.

Cuidado com o famoso "já que..."

"Já que vamos mexer na cozinha, que tal também trocar o piso?". O "já que" é um perigo: muita gente pode acabar se empolgando e acabar com uma reforma mais cara ou abrangente do que o necessário. Avalie com senso crítico antes de englobar uma reforma completa no imóvel.

mulher tirando medidas da casa durante reforma

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa