Abre e fecha: Entre os ambientes e nos móveis, prefira portas de correr, pois elas deslizam para o lado ao invés de ocupar espaço quando abertas.
Privacidade: Para separar os cômodos e garantir a privacidade em uma kitnet simples, há várias opções: divisórias, estante, painel de TV e tijolos vazados, como o modelo cobogó.
Móveis multiuso: Prefira móveis que têm mais de uma utilidade. Você pode planejá-los ou comprar prontos, como camas baú ou com gavetões, sofá-cama, pufes baú, etc.
Eletrodoméstico com dupla função: Assim como na mobília, pense em eletrodomésticos que possam ser usados em mais de uma ocasião. Há, por exemplo, TVs que também são monitores de computador — e que podem ser fixadas no teto.
Tudo para o alto: Aproveite o espaço aéreo e vertical da casa para colocar estantes, armários e prateleiras. Isso funciona, por exemplo, para guardar livros, utensílios na cozinha e produtos de limpeza.
Parece mas não é: Para criar a ilusão de que o espaço é maior do que realmente é, há alguns truques. Espelhos nas paredes, por exemplo, dão a sensação de amplitude. O mesmo ocorre com pinturas geométricas, que fazem o pé-direito parecer maior.
Paleta de cores: A iluminação é muito importante em qualquer casa. Por isso, prefira o branco nas paredes e móveis — o colorido pode ficar por conta de detalhes da decoração da kitnet.