apresentado por

Electrolux

Saiba como lavar roupas delicadas na máquina de lavar

Aprenda as melhores técnicas para lavar, secar e passar suas peças

Quem nunca colocou aquela peça de roupa linda na máquina de lavar e quando tirou… estava com um buraquinho? Muita gente já passou por isso. Então, saiba que cada tecido precisa de cuidados específicos na hora de lavar e passar. Mesmo os mais grossos, por exemplo, podem encolher e ficar cheios de bolinhas se não forem lavados corretamente.

Você sabe, por exemplo, como lavar camisa social? Para tirar essas e outras dúvidas sobre como lavar tecidos delicados, convidamos Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da 5àsec, e Dedé Bevilaqua, estilista e co-fundadora da marca Básico. Confira as dicas a seguir!

Quais tecidos podem e não podem ser colocados na máquina de lavar

estilista-dede-bevilaquaDedé (à esquerda) diz para sempre seguir as instruções das etiquetas de cada peça para ter certeza se ela pode ser lavada em máquina e ser passada com ferro. No caso das peças finas e delicadas, o ideal é colocá-las em sacos com zíper antes da lavagem. “Muitas vezes, a lavagem na máquina é mais recomendada do que à mão porque a torção à mão é muito agressiva, principalmente no caso da malharia”, conta a estilista.

Perguntamos para Marinês qual a melhor forma de lavar alguns tipos de tecido. Veja o que ela recomenda:

Couro: deve ser lavado somente por especialistas – a pele pode descascar com facilidade.

 homem lavando peca de couro marrom

Poliéster: pode ser colocado na máquina, com detergente neutro, programa normal e água fria, pois não aguenta altas temperaturas.

Seda: lavar à mão com detergente neutro. Uma boa dica é usar uma bacia com bastante água para não agredir a fibra, que é muito delicada.

Algodão: por ser mais resistente, pode ser lavado com detergente neutro na máquina. Mas fique atento a cor do tecido, para que ele não manche outras peças de roupa. Para isso, basta fazer um teste para saber a solidez: misture um pouco de água e sabão neutro, pegue um pedaço de algodão ou pano branco e esfregue delicadamente na peça para verificar se solta tinta. As peças brancas de algodão são o único tipo de tecido que podem ser lavadas com água quente, já as coloridas necessitam mais cuidado, pois podem desbotar.

casacos de la de diferentes cores

: pode ser lavada na máquina, mas nunca em alta temperatura. O processo de centrifugação deve ser mais baixo também, senão a peça pode encolher.

Linho: pode ser lavado na máquina.

roupas de linho de cores e dobradas

Renda: as peças com renda pedem um cuidado redobrado. Podem ser lavadas no processo delicado, em sacos de proteção. Observe o tipo de renda e a espessura, porque se for uma muito delicada, é melhor lavar na mão. Neste caso, máquinas de tombamento (que tem abertura na parte da frente) são próprias para esse tipo de peça.

Como lavar vestido de festa e peças com detalhes como pedrarias, emborrachado e lantejoulas: vire as roupas do avesso antes de lavar para não danificar os enfeites na máquina.

Com quais produtos lavar as roupas

especialista-marines-cassianoO sabão líquido é mais indicado do que o sabão em pó, que é mais difícil de diluir e, por isso, pode manchar algumas roupas, como peças pretas. A medida do amaciante varia para cada produto, portanto, Marinês (à esquerda) recomenda seguir as instruções do rótulo: “O amaciante é utilizado para hidratar a fibra. Se você coloca em excesso, as peças podem ficar gordurosas. No caso do alvejante, sempre use o não clorado, salientando que em seda não se pode usar este tipo de produto.”

Secagem das roupas

O que determina se a secagem deve ser feita ao sol, na sombra ou secadora, é o tipo de tecido. Em geral, não é bom secar as roupas ao sol, pois os resíduos dos produtos de lavagem podem manchar suas peças. Para secar roupas na sombra, escolha um ambiente com ventilação para evitar mau cheiro e mofo. Por isso, Marinês pontua quais as temperaturas máximas para a secagem de cada tecido:

tabela de orientacao para secagem de roupa

Outros detalhes, como a forma de estender as roupas, também fazem a diferença no resultado final. Dedé (à direita) diz que é preciso ter cuidado, também, com os prendedores. “No caso de camisas sociais e peças mais longas, o melhor é pendurar em cabides, mas somente se os mesmos tiverem o mesmo tamanho dos ombros, para não gerar pontas”. Este truque também serve para quem tem dúvidas sobre como lavar terno e não deixá-lo amassado e com marcas.

Passando as roupas

Assim como na secagem, as roupas têm temperaturas ideais para receber o ferro de passar. Confira:

tabela de orientacao para passar roupas

“Não recomendamos passar o ferro em estampas de silk. Se houver necessidade, passe essa parte da peça do avesso, em baixas temperaturas”, alerta Marinês. Além disso, algumas máquinas de lavar têm o programa Passa Fácil, que deixa as roupas menos enrugadas, como a Lavadora de roupa 10,2kg Front Load com Motor Inverter, Cesto Inox e Sistema Vapor (LFE10), da Electrolux.

Lavadora de roupa 10,2kg Front Load com Motor Inverter, Cesto Inox e Sistema Vapor (LFE10)Lavadora de roupa 10,2kg Front Load com Motor Inverter, Cesto Inox e Sistema Vapor (LFE10)

Cuidados especiais

Algumas dicas valem para todas as roupas e podem te ajudar a manter suas escolhas do guarda-roupas bonitas e conservadas por mais tempo. Roupas pretas e brancas, por exemplo, nunca devem ser lavadas juntas. Se puder, coloque peças de tecidos iguais ou similares juntas na lavagem para evitar a formação de bolinhas. Dedé aconselha fechar sempre os botões e principalmente zíperes antes de colocar as roupas na máquina.

Veja mais relacionados

    Produto 1
    Lavanderia

    Como limpar máquina de lavar: 4 truques que vão facilitar a sua vida

    Produto 1
    Lavanderia

    Mora sozinho? Saiba como escolher a máquina de lavar ideal

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas