apresentado por

Electrolux

Homepedia
Peças delicadas possuem maneiras específicas de serem limpas. Descubra

Roupas íntimas podem ser lavadas na máquina. Mito ou verdade?

Peças delicadas possuem maneiras específicas de serem limpas. Descubra

No momento de lavar roupas íntimas é comum ficar em dúvida se é possível lavar ou não as peças na máquina. Por ser uma roupa que fica em contato constante com a região íntima e locais que transpiram, é fundamental lavar as roupas íntimas de maneira correta, a fim de manter a qualidade da peça e impedir a proliferação de fungos. 

cesto com roupas intimas e camisas dobradas ao lado

Existem diferentes tipos de tecidos usados para confeccionar roupas íntimas, como algodão, elastano, poliéster, renda e seda. Portanto, antes de lavar as peças é importante prestar atenção às especificações do produto na etiqueta

Veja a seguir como lavar as roupas íntimas na máquina de lavar

Separe as peças por cor

Assim como outras roupas, lingeries e cuecas precisam ser lavadas junto de peças com cores semelhantes, para prevenir que desbotem ou fiquem manchadas. 

lavanderia com Máquina de Lavar 16Kg Perfect Wash com Jet&Clean Máquina de Cuidar Electrolux (LPE16)

Na Máquina de Lavar 16Kg Perfect Wash com Jet&Clean Máquina de Cuidar Electrolux (LPE16), não há risco de as peças desbotarem. Isso porque ela conta com exclusiva tecnologia Jatos Poderosos, que preserva as cores e os tecidos das suas roupas, com 35% menos desbotamento e 50% menos desgaste. 

Se houver manchas, retire o excesso de resíduos

Quem tem crianças em casa pode lidar com peças sujas de fezes e urina. Da mesma forma, pode acontecer de haver sangue de menstruação na calcinha. Nesses casos, é melhor retirar o excesso de resíduos das roupas. Lavar essas peças em água corrente e aplicar uma solução de vinagre branco ajuda a retirar as manchas. Nunca coloque peças com resíduos diretamente na máquina de lavar junto com outras lingeries e cuecas. 

Coloque as peças dentro de fronhas ou sacos de pano 

O contato direto com a máquina pode danificar as roupas íntimas, fazendo com que elas enrosquem no misturador e até mesmo rasguem. O melhor para essas situações é colocar as peças dentro de sacos de pano ou fronhas de travesseiro. 

Atenção aos produtos de limpeza

sabao neutro para lavar peças íntimas

Quanto menos contato as peças íntimas tiverem com produtos de limpeza, melhor. Isso porque pode acontecer de ficar resquícios de produtos nas peças que, em contato com a pele, podem causar alergia. Além disso, essas peças não precisam de produtos perfumados ou amaciantes. O objetivo principal é higienizá-las. Opte por sabão neutro no momento de lavá-las. 

Não misture peças íntimas com outras roupas

Roupas com zíper, botões, ou tricot podem enroscar nas lingeries, danificando, muitas vezes, as duas peças. Para que isso não aconteça lave somente as peças íntimas em um ciclo. Será mais eficiente para higienizá-las e conservar a qualidade desses itens. 

 cesto de roupas na lavanderia com peças íntimas coloridas

Selecione o ciclo suave 

Roupas íntimas não necessitam de ciclos longos para serem limpas. Portanto, não é preciso deixá-las de molho ou realizar lavagens que durem mais do que uma hora. Escolha um ciclo de lavagem rápida ou delicada. Será suficiente para deixar as peças limpas sem danificá-las. 

sutia vermelho de molho no balde com água e sabão

Após o fim da lavagem, tire as peças íntimas imediatamente

O contato com a umidades pode danificar as roupas íntimas e contribuir para a proliferação de fungos. Assim que o ciclo terminar, retire as peças e coloque-as em local arejado. 

Mãos segurando sutia na maquina de lavar

Evite pendurar soutiens no varal

Muitos modelos de soutien ou corpetes contam com bojos e arames em sua confecção. Para que eles não fiquem deformados, é indicado que eles sequem em cima de uma toalha em um local com circulação de ar. Evite também deixar essas peças secando diretamente ao sol, pois as altas temperaturas podem danificar peças que tenham elástico. 

O mesmo vale para peças de seda, renda ou tecidos transparentes. Como são confeccionados com materiais mais delicados, é melhor que eles também sejam colocados em cima de toalhas para uma secagem correta. 

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa