apresentado por

Electrolux

Homepedia
Personal Organizer conta quais são os segredos para ter suas roupas e peças de cama em perfeito estado nesse i

Roupas de inverno: especialista mostra o jeito certo de lavar casacos, edredons e cobertores

Personal Organizer conta quais são os segredos para ter suas roupas e peças de cama em perfeito estado nesse inverno

 Foto de Personal Organizer Francynara, responsável pela Escola da Organização

Com a chegada da nova estação, a gente tende a tirar da reserva os casacos mais grossos, edredons e cobertores mais quentes. Não é incomum que os tecidos de inverno apresentam odor ou até estejam mofados. Isso, segundo Francynara Franck, Personal Organizer e responsável pela Escola da Organização, acontece quando as roupas são mal armazenadas no término da estação anterior: “O maior erro das pessoas é guardar as roupas sem ter higienizado corretamente”, afirma. A seguir trouxemos algumas dicas para dar fim ao cheiro de mofado das suas roupas.

 

organização-roupas-inverno

Como tirar o cheiro de guardado das roupas 

Peças que ficaram muito tempo armazenadas sem uso tendem a ficar com aquele odor característico. Para se livrar do “cheiro de guardado”, em alguns casos, será necessário lavar as peças novamente, em outras, mais leves, é possível deixar arejando à sombra e devolver o bom cheiro com aromatizantes específicos, disponíveis no mercado para higienizar sem necessariamente precisar lavar.

Ainda de acordo com a Francynara, o melhor é fazer uso de sabão líquido que não deixa resíduos e é menos abrasivo a tecidos sensíveis. Também é importante evitar o uso de amaciantes, o recomendável é substituir por vinagre de álcool.

roupas-inverno-cuidados

Como secar as roupas de inverno?

A dica da Personal Organizer para secagem é que seja feita no “sol que a gente usa para se bronzear”, aquele do comecinho do dia ou fim de tarde. O sol muito forte pode queimar a roupa, manchar as mais escuras e amarelar as claras. Salvo, é claro, roupas mais pesadas como jeans e edredons, que precisam de maior exposição solar para secagem completa. Uma centrifugação extra também pode contribuir, e muito, para a secagem completa.

cuidados-secagem-roupas

Como guardar as peças de inverno 

A palavra-chave aqui é prevenção. Para Francynara, o melhor é lavar tudo antes de armazenar. A armazenagem pode ser feita em capas de TNT ou a vácuo, o que torna o manuseio mais fácil e é uma ótima dica para as peças durarem mais. Além disso, Francynara indica o uso de Desumidificadores Antimofo que não armazenem água para todos os tecidos, exceto couro.  

Mão puxa zíper de capa protetora