apresentado por

Electrolux

Roupa suja: 3 erros mais comuns na hora de lavar

Influenciadora Flávia Ferrari ensina como lavar as roupas do jeito correto e prolongar a durabilidade do tecido

As tarefas domésticas nem sempre são simples, missões básicas como lavar a roupa, se feitas de maneira errada, podem comprometer a peça definitivamente. As histórias são muitas: é roupa preta que sai da máquina esbranquiçada, roupa branca amarelada e tecidos que saíram cheios de bolinhas ou fiapos. Acredite se quiser, esses acidentes geralmente são tão comuns quanto fáceis de serem evitados.

Com a rotina acelerada, é comum que, graças à necessidade de otimização do tempo, as pessoas joguem tudo na máquina, muitas vezes sem nenhuma atenção. Entretanto, quem quer conservá-las por mais tempo deve evitar o processo automático. Para falar sobre isso, convidamos a Flávia Ferrari, dona do canal Dica do dia, para dicas essenciais sobre como preservar suas roupas por muito mais tempo. Confira as dicas da youtuber a seguir.   

Roupas sendo estendidas em varal 

 

Guardar roupas brancas sujas ou manchadas

É bem comum que as pessoas reclamem que roupas brancas sejam de difícil cuidado, há quem, inclusive, evite usar no dia a dia. Claro, essas peças exigem maior atenção, podem amarelar ou manchar com facilidade, mas a complexidade não está em lavar e, sim, em como lavar as roupas brancas.

Para Flávia Ferrari, não tem segredo, basta ter atenção: “O primeiro cuidado é a gente não guardar roupa suja ou manchada, porque a possibilidade da sujeira aderir a peça é maior”, diz. Ela completa dizendo que é recomendável colocar o suco de um limão junto à última lavagem, porque o limão tem ação alvejante e as peças brancas ficam brilhantes por mais tempo.   

Superfície coberta com toalha, sobre ela vemos limões e pote com bicarbonato

Não fazer teste para descobrir se as roupas coloridas soltam tinta

Roupas coloridas também precisam de atenção, antes de despejar todas as peças na máquina de lavar é preciso dar atenção a etiqueta da roupa e fazer teste de fixação de cor para saber se ela solta tinta antes.

Para as que soltam, Flávia têm duas recomendações. A primeira é que se acrescente uma colher de sopa de sal na água da lavagem ou vinagre, ambos fazem a saturação da água. A segunda dica é colocar as peças para secagem do avesso, para que o sol não contribua no desbotar do tecido.     

superfície lisa, sobre ela estão produtos de limpeza tais como limão e bicarbonato de sódio

Fazer uso de receitas caseiras populares de maneira errada

É bem comum que receitas mirabolantes de como lavar roupa sejam repassadas na cultura popular brasileira. Algumas pessoas preferem fazer uso somente de soluções caseiras, o que pode ser realmente uma ótima opção por não prejudicar o meio ambiente e, muitas vezes, ser menos danoso ao tecido.

Contudo, segundo Flávia Ferrari, o problema não está nas receitas, que geralmente não fazem mal nenhum ao tecido. O erro é que as pessoas se confundem quanto ao poder de ação de cada elemento que são propriedades distintas. "As pessoas, geralmente, não se atentam à composição química dos produtos e aí não conseguem ter um bom resultado”.

Lavar roupas também é um ato de cuidado

É importante lembrar que, para além de uma simples tarefa doméstica, lavar roupas também é demonstração de afeto, carinho, uma doação de si ao outro. Em conversa, a youtuber pontuou a importância de estabelecer uma rotina de cuidados, organizar o guarda-roupas com frequência e separar roupas para doação; falou também sobre a organização de peças por tecidos e condições pós uso na hora da lavagem.   

Quer saber os segredos da Youtuber no cuidado com as roupas? Confira esse papo que tivemos com ela. 

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas