apresentado por

Electrolux

Homepedia
Influenciadora Flávia Ferrari ensina como lavar as roupas do jeito correto e prolongar a durabilidade do tecid

Roupa suja: 3 erros mais comuns na hora de lavar

Influenciadora Flávia Ferrari ensina como lavar as roupas do jeito correto e prolongar a durabilidade do tecido

As tarefas domésticas nem sempre são simples, missões básicas como lavar a roupa, se feitas de maneira errada, podem comprometer a peça definitivamente. As histórias são muitas: é roupa preta que sai da máquina esbranquiçada, roupa branca amarelada e tecidos que saíram cheios de bolinhas ou fiapos. Acredite se quiser, esses acidentes geralmente são tão comuns quanto fáceis de serem evitados.

Com a rotina acelerada, é comum que, graças à necessidade de otimização do tempo, as pessoas joguem tudo na máquina, muitas vezes sem nenhuma atenção. Entretanto, quem quer conservá-las por mais tempo deve evitar o processo automático. Para falar sobre isso, convidamos a Flávia Ferrari, dona do canal Dica do dia, para dicas essenciais sobre como preservar suas roupas por muito mais tempo. Confira as dicas da youtuber a seguir.   

Roupas sendo estendidas em varal 

 

Guardar roupas brancas sujas ou manchadas

É bem comum que as pessoas reclamem que roupas brancas sejam de difícil cuidado, há quem, inclusive, evite usar no dia a dia. Claro, essas peças exigem maior atenção, podem amarelar ou manchar com facilidade, mas a complexidade não está em lavar e, sim, em como lavar as roupas brancas.

Para Flávia Ferrari, não tem segredo, basta ter atenção: “O primeiro cuidado é a gente não guardar roupa suja ou manchada, porque a possibilidade da sujeira aderir a peça é maior”, diz. Ela completa dizendo que é recomendável colocar o suco de um limão junto à última lavagem, porque o limão tem ação alvejante e as peças brancas ficam brilhantes por mais tempo.   

Superfície coberta com toalha, sobre ela vemos limões e pote com bicarbonato

Não fazer teste para descobrir se as roupas coloridas soltam tinta

Roupas coloridas também precisam de atenção, antes de despejar todas as peças na máquina de lavar é preciso dar atenção a etiqueta da roupa e fazer teste de fixação de cor para saber se ela solta tinta antes. 

superfície lisa, sobre ela estão produtos de limpeza tais como limão e bicarbonato de sódio

Fazer uso de receitas caseiras populares de maneira errada

É bem comum que receitas mirabolantes de como lavar roupa sejam repassadas na cultura brasileira. Algumas pessoas preferem fazer uso somente de soluções caseiras, o que pode ser realmente uma ótima opção por não prejudicar o meio ambiente e, muitas vezes, ser menos danoso ao tecido.

Contudo, segundo Flávia Ferrari, o problema não está nas receitas, que geralmente não fazem mal nenhum ao tecido. O erro é que as pessoas se confundem quanto ao poder de ação de cada elemento que são propriedades distintas. "As pessoas, geralmente, não se atentam à composição química dos produtos e aí não conseguem ter um bom resultado”.

Lavar roupas também é um ato de cuidado

É importante lembrar que, para além de uma simples tarefa doméstica, lavar roupas também é demonstração de afeto, carinho, uma doação de si ao outro. Em conversa, a youtuber pontuou a importância de estabelecer uma rotina de cuidados, organizar o guarda-roupas com frequência e separar roupas para doação; falou também sobre a organização de peças por tecidos e condições pós uso na hora da lavagem.   

Quer saber os segredos da Youtuber no cuidado com as roupas? Confira esse papo que tivemos com ela.

Já deu para perceber que pequenos detalhes podem fazer a diferença no momento de lavar as roupas e ter informação confiável e de qualidade ajuda a evitar possíveis erros. A seguir você pode conferir um vídeo com a influenciadora Flavia Ferrari, em que ela responde as principais dúvidas dos seguidores sobre como lavar roupa. Veja a seguir e descubra como deixar suas roupas com aspecto de novas mesmo depois de lavadas.

 

Publicidade Publicidade Home