apresentado por

Electrolux

Homepedia
De água fria até água quente: saiba como deixar as suas roupas limpinhas sem desgastá-las

Qual a temperatura certa da água para lavar as roupas?

De água fria até água quente: saiba como deixar as suas roupas limpinhas sem desgastá-las

Você já ouviu falar que a temperatura da água ao lavar as roupas pode influenciar na qualidade das peças? Dentre todas as dúvidas que rondam a lavanderia, essa é mais uma delas, afinal, por que a temperatura da água faria diferença? Acontece que ao mesmo tempo que a água quente, por exemplo, pode ser um auxílio na remoção de manchas, ela também pode danificar as suas peças em outros casos. Para entender melhor, veja as dicas que trouxemos a seguir sobre como lavar roupas corretamente.

Máquina de lavar com água quente

Algumas lavadoras mais modernas já possuem a regulagem de temperatura da água, onde é possível usar água quente na máquina de lavar. É importante saber qual a temperatura ideal para cada tipo de peça. Indo da água fria até a água quente, nós separamos um guia simples para não ter nenhum erro.

Máquina de lavar com a regulagem da temperatura

Água em temperatura fria

A água fria, isto é, em temperatura ambiente, algo em torno de 26°C, é ideal para a maioria das peças de roupa: algodão, lycra, seda e tecidos delicados. 

Peças coloridas precisam ser lavadas em água fria para que não haja perigo de desbotamento.  Já os tecidos mais delicados, como peças íntimas, devem ser lavados em temperatura ambiente para que não haja encolhimento ou desgaste das peças. Água em temperatura fria no interior da máquina de lavar

Água em temperatura morna

Ideal para jeans e jaquetas mais pesadas, como aquelas de sarja. Essa temperatura também é uma boa para itens mais grossos. Os itens muito usados ou muito sujos também podem ser lavados em água morna, incluindo aí algumas peças de algodão, como moletons, por exemplo. O ideal é uma temperatura em torno de 32°C. Lavando jeans na máquina de lavar com água em temperatura morna

Lavando roupas com água em temperatura quente 

Quando falamos em água quente para lavagem de roupas estamos pensando em temperaturas maiores de 50°C. Essa temperatura é ideal para roupas brancas, com manchas ou engorduradas. Nessa conta entram lençóis, fronhas e até panos de prato.  A temperatura quente também é ideal para tecidos mais grossos, como toalhas ou cortinas mais fortes. 

 Camisa branca sendo lavada em água quente

 A principal função da água quente é eliminar manchas, porém, fica um alerta. Não é recomendado que a água quente seja usada na primeira lavagem, pois pode intensificar as manchas. O ideal é uma pré-lavagem com água fria, para depois, então, fazer uso da água em temperatura mais alta.

Não esqueça de conferir a etiqueta de suas roupas

Independente do tecido ou do nível de sujeira, antes de definir a temperatura de lavagem das suas roupas é fundamental que a etiqueta da roupa seja conferida, é lá que estão as recomendações do fabricante sobre o que pode e o que não pode durante a lavagem de suas peças.

Etiqueta de roupa com as indicações de lavagem

Publicidade Publicidade Home