apresentado por

Electrolux

Homepedia
Proteja suas roupas de danos causados na hora da lavagem. Aqui temos as dicas de cuidado com as peças antes de

Pré-lavagem: o que fazer antes de colocar a roupa na máquina?

Proteja suas roupas de danos causados na hora da lavagem. Aqui temos as dicas de cuidado com as peças antes de entrarem na máquina de lavar

Antes de colocar as suas roupas na máquina de lavar, é preciso atenção a alguns detalhes que farão toda diferença. Esse primeiro passo é o que chamamos de pré-lavagem da roupa, você sabe que cuidados são esses? Pode não parecer, mas eles fazem toda diferença para que as suas peças fiquem perfeitamente limpas e tenham uma vida útil ainda maior. Para te ajudar a entender esse passo a passo da lavagem de roupas, nós separamos algumas dicas que vão ajudar. 

Separe as roupas por cor e tecido na pré-lavagem

O primeiro passo na hora de lavar as roupas é sempre separar as peças, sendo assim há regrinhas clássicas que devem ser seguidas. Veja a seguir:

- Roupas de cama e toalhas devem ser lavadas de forma separada das roupas de uso cotidiano;

Mulher coloca roupas brancas dentro da máquina de lavar com abertura frontal

- Nada de colocar panos de prato ou flanelas de uso doméstico junto de outras peças, esses itens podem soltar gordura ou outros resíduos em suas roupas. Separe um dia na semana apenas para a lavagem dos panos. Se forem poucas peças, opte pelo sistema de água extra baixo, já é o ideal.


- Confira as indicações da etiqueta de cada peça e separe aquelas que são delicadas. As máquinas de lavar geralmente contam com um modo delicado de lavagem e essa é a melhor opção para elas, de todo modo, se você tem aquela peça que é seu xodó e você quer ainda mais cuidado, pode colocá-la dentro da máquina em um saquinho específico para a lavagem de peças delicadas. 


- Separar as peças por cores é sempre importante, então não se esqueça que peças brancas, pretas e coloridas devem ser lavadas separadamente. 

Pessoa coloca roupas coloridas para lavagem em máquina de lavar com abertura frontal

- Alguns tecidos podem soltar fiapos ou gerar bolinhas e, nesses casos, também pode ser bom separá-los das peças comuns. Esse é o caso dos itens de lã, por exemplo.

Cuidado ao lavar peças pela primeira vez!

Comprou uma blusinha nova com uma cor linda e chegou a hora de fazer a primeira lavagem? É fundamental que você faça um teste de cor antes da lavagem, para que ela não manche as suas outras peças. É simples: antes de colocá-la na máquina, umedeça um pedacinho da roupa, coloque-a sobre um pano branco e passe-a com o ferro de passar; se a peça soltar algum pigmento no pano branco é um sinal de que a lavagem deve ser feita separadamente. 

 Mulher seleciona peças em arara com cabides e peças claras

Roupas manchadas? Deixá-las de molho pode ajudar

Manchas de gordura, de vinho ou de caneta? Seja qual for a mancha, nesses casos o melhor é deixar a peça de molho separadamente durante algum tempo antes da lavagem final. Se a mancha for profunda, pode ser uma boa utilizar outros métodos para a remoção total de manchas antes da lavagem.

Camisa branca de molho em água com sabão em pó

Algumas máquinas de lavar possuem o botão pré-lavagem, que possibilita esse molho inicial para que a sua peça tenha um cuidado ainda maior durante o processo de higienização e acelere a remoção de manchas.

Defina a temperatura ideal da água para lavagem

Há peças que pedem uma limpeza com água morna, assim como há o contrário, peças que podem encolher em caso de lavagem em altas temperaturas. Por isso é importante decidir a temperatura de lavagem com atenção antes de começar o processo, para que as suas peças sejam lavadas da forma correta, sem danificar os tecidos.

Pessoa seleciona no painel da máquina de lavar o melhor ciclo de lavagem

Está na hora de lavar!

Feito o processo de pré-lavagem, é hora de colocar suas peças na máquina de lavar e assim seguir os passos para uma lavagem perfeita. Para não ter dúvidas, você pode conferir outras dicas para aproveitar ao máximo a sua máquina de lavar, lembrando que é preciso moderação no uso de produtos da lavagem. O excesso de amaciante ou sabão não garante mais limpeza, mas pode prejudicar suas peças de roupa manchando ou engomando. Fique atento!

Publicidade Publicidade Home

Mais Lidas