apresentado por

Electrolux

Homepedia
Nem todo mundo gosta de provar roupas, mas essas dicas vão te ajudar a entender no que prestar atenção e como

O que analisar na hora de provar roupas?

Nem todo mundo gosta de provar roupas, mas essas dicas vão te ajudar a entender no que prestar atenção e como isso pode te ajudar nessa tarefa muitas vezes difícil

É bem comum conhecermos pessoas que não suportam provar roupas, e já desenvolvem até estratégias para saber quando a roupa serve apenas olhando e percebendo alguns detalhes, como largura do cós e gancho. Só que nem todo mundo tem esse olhar apurado, e é bem comum a frustração de chegar em casa e daí perceber melhor que não gostou da cor, do tecido ou que não vestiu bem.

 São muitos os motivos que levam o pessoal a fugir das cabines de provas:

– Falta de tempo, correria do dia a dia

– Iluminação inadequada das lojas que não favorecem

– Cabines apertadas e sem conforto

– Espelhos sujos e mal posicionados

– Equipe de vendas sem preparo 

– Falta de acessibilidade para pessoas com deficiência

– Não saber o que analisar ao provar a roupa

No meu mundo ideal, teríamos a opção de provar em casa e devolver depois na loja. Provadores podem e normalmente são experiências frustrantes, mas espero ajudá-las a amenizar esse momento e tornando mais prático, listando alguns itens que observo nesses espaços.

O que analisar no provador 

ETIQUETA INTERNA – Se a composição do tecido não me atende ou se o valor cobrado está acima da qualidade do material, eu já descarto. Também aproveito para conferir país de origem e instruções de lavagem – se for específico pra lavar na lavanderia, por exemplo, você estaria disposto a gastar uma graninha com isso?

CAIMENTO – A roupa está torta? Vestiu certinho todas as partes do meu corpo? Se não, é passível de ajuste com costureira da loja (ou terei que pagar uma por fora)? As costuras de ombros estão certas? A gola da camisa ou vestido cai pra trás ou fica no lugar? Os botões se abrem entre as casas? Ao sentar, me aperta? Ao andar, limita meus movimentos? Ao levantar os braços, as mangas apertam?

DETALHES – A costura está bem feita e presinha? Usaria a roupa do avesso, de tão bem executada está no seu acabamento? As costuras das laterais se encontram nas estampas ou desencontram? É transparente? O tecido faz carinho no meu corpo?

Também não me deixo levar pela “vergonha” de provar horrores, para optar por pensar e levar depois e nem de agradecer toda a ajuda, mas não levar nada naquele dia. Quando eu me sinto pressionada de alguma forma, agradeço a atenção, e digo que é assim q faço.

TEMPO - sei que muita vezes queremos resolver logo o que consideramos uma “pendência”, ou então estamos correndo pra ir pra casa ou trabalho, mas escolher uma roupa adequada as suas necessidades exige olhar atento, calma e tempo para avaliar tudo isso. Provar é o momento que você tem para inclusive perceber se aquela roupa te favoreceu, se é confortável. 

SÓ LEVO O QUE AMO OU ME ATENDE - não tem essa de ficar sem graça de levar só porque a pessoa das vendas teve trabalho, porque ela empurrou algo ou porque ela está insistindo. Agradeça cordialmente e diga que vai pensar, que você está experimentando e avaliando. E é assim mesmo que eu faço: só compro o que eu amei de verdade, o que avaliei custo x benefício e sei que usarei em diversos momentos, que tem coerência com o que já tenho.

Muitas vezes vale a pena deixar pra comprar até depois, se você não tem certeza, por isso eu recomendo que você use esse momento do provador também para impedir compras impulsivas. Em último caso, se a marca oferecer compra online ou se tiver serviço de sacolinha em casa, é a melhor opção para você provar com calma, no conforto do seu lar, junto com suas roupas. Lembrando que existe uma lei que garante que quaisquer compras online são passíveis de desistência com devolução do dinheiro em até 7 dias corridos do recebimento da mercadoria, sendo o custo da primeira devolução a cargo da marca

mulher olhando roupas em arara de loja

Publicidade Publicidade Home

Veja os últimos lançamentos para sua casa